Qua, 22 de maio de 2019, 12:34

Aluna de Medicina vence premiação em congresso regional de Anatomia
Foi a primeira participação de Júlia em um evento do tipo

O campus de Lagarto comemora mais uma vitória dos alunos. A acadêmica Júlia Nogueira, do curso de Medicina venceu a categoria Revisão de Literatura no Congresso Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada, realizado nos últimos dias 16, 17 e 18 na Universidade Tiradentes.

O trabalho, com o título “Anomalias Anatômicas causadas por agrotóxicos”, avaliou a literatura científica no impacto do agrotóxico nas mulheres grávidas e nos fetos. “A conclusão que chegamos é que já existem alguns trabalhos na área avaliando as consequências ligadas à má formação genital do bebê (especialmente) por contato direto com o agrotóxico, mas ainda muito pouco sobre a ingestão desses agrotóxicos”, pontua. Além de Júlia, o trabalho tem como orientadora a professora voluntária Giuliana Borges, e como coautores os alunos Gleibson Sobral e Gustavo Santos, também de Medicina.

Natural de Paripiranga, cidade baiana a 40 km de Lagarto, Júlia convive com a agricultura desde criança. “Tenho alguns produtores agrícolas na família e sei também que o milho é muito importante para a economia da cidade. Então eu agradeço muito à minha orientadora pela ideia do tema porque acabou sendo algo muito importante para mim e ainda trouxe uma premiação que eu nem esperava. Foi a primeira vez que participei de um congresso, então nem acreditei quando falaram meu nome ”, pontua.