Sex, 11 de outubro de 2019, 15:43

Projeto da UFS movimenta dia letivo no Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite
Projeto Residência Literária contou com produção de textos literários e encenação de peças teatrais
N15043 1

Alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em tempo integral do Colégio Estadual Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, participaram na manhã desta quinta-feira, 10, da culminância do Projeto Residência Literária: Imaginar e Escrever. A ação foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, por meio dos alunos bolsistas da área de Língua Portuguesa que fazem estágio supervisionado e desenvolvem projetos nas unidades de ensino da rede estadual.

A professora Guaraci de Santana, de Língua Portuguesa do Gonçalo Rollemberg, foi a preceptora do projeto, e durante os últimos 14 meses trabalhou com graduandos da UFS no Projeto Residência Literária. Como resultado dessa ação, os estudantes produziram textos autorais nos gêneros: conto, crônica, anúncio publicitário institucional e poema. Nessa culminância, os alunos se apresentaram no auditório da escola, mostrando os seus próprios textos através de encenação teatral.

“Eles se sentem escritores, e isso é muito significativo, porque é a primeira experiência que os alunos estão tendo em produzir um livro artesanal. Os textos revelam muito a maneira de pensar de cada um. É a primeira vez que eles têm essa oportunidade de divulgar o que produziram e estão sendo valorizados. Quando um aluno tem um poema dele declamado para todos, isso acaba sendo de extrema importância para valorizar a própria autoestima”, disse Guaraci.

Para a diretora do Gonçalo Rollemberg Leite, Liliane Teixeira Pina Araújo, esse projeto desenvolve a leitura e escrita, já que são alunos do ensino médio de tempo integral em plena preparação para o Enem. “É importante eles escreverem textos autorais, pois já vão se preparando para saírem vitoriosos no Enem”.

A coordenadora, Maria Rosa Melo Alves, destacou que o Residência Literária resgata aspectos da literatura e fortalece as parcerias que tem com a UFS. “Os alunos escreveram os textos e estão apresentando. A ação envolve aspectos da literatura, dramatização e teatralização, e os alunos se sentem bastante motivados”.

Apresentações

N15043 4

No palco do auditório, os estudantes fizeram apresentações teatrais de peças recriadas a partir de textos escritos por eles mesmos. A dança também fez parte dos talentos mostrados pelos alunos. Uma das participantes foi Raquel Lopes Prata Santos, do 1º ano. “Apresentamos hoje uma peça sobre a mulher na sociedade. Acredito que isso melhora a nossa autonomia, pois eu mesma tinha vergonha de fazer peça teatral, mas com esse projeto, passei a ter mais desenvoltura”, declarou ela.

Já o aluno Victor Henrique, do 2º ano, apresentou, juntamente com sua turma, uma peça sobre feminicídio. Ele falou que o projeto é um grande incentivo para os estudantes. “Tem muitos alunos que não escrevem bem, pois não são incentivados a isso. Muitos não sentem atração pela leitura. Quando nós começamos a escrever, passamos a ter interesse em conhecer mais sobre a literatura”, disse. A sua colega, Mariana Santos Santiago, encenou uma peça sobre o amor. “Nossa encenação é muito forte; traz muitas reflexões. A gente escreveu o texto e agora pudemos atuar, e isso é bem gratificante. Essa atividade faz com que a gente incentive os outros a também participarem da escrita e da atuação teatral”, afirmou.

"Esse é um trabalho voltado à motivação para a leitura, desenvolvimento da escrita e atividades de multiletramentos em que os alunos estão envolvidos", ressalta A coordenadora da área de Língua Portuguesa do Projeto Residência Pedagógica da UFS, Thaysa Mércia Damaceno (Fotos:Eugênio Barreto/Secretaria de Estado da Educação)

A coordenadora da área de Língua Portuguesa do Projeto Residência Pedagógica da UFS, Thaysa Mércia Damaceno, esteve presente à culminância para prestigiar a apresentação dos alunos. “Esse é um caminho inicial de leitura e de escrita de textos a partir da criatividade. Esse é um trabalho voltado à motivação para a leitura, desenvolvimento da escrita e atividades de multiletramentos em que os alunos estão envolvidos. Temos aqui contos, poemas, crônicas, textos literários diversos, e o que eles estão apresentando hoje é resultado da produção deles”, afirmou.

Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e Cultura (Seduc)

Atualizado em: Seg, 14 de outubro de 2019, 10:45