Ter, 19 de maio de 2020, 17:35

UFS divulga resultados de testes rápidos da covid-19 em dez municípios de Sergipe
Força-tarefa da universidade analisou mais de 3 mil testes sorológicos no estado
Dados estão disponíveis na plataforma Monitora SUS. Foto: Reprodução/Monitora SUS

A Universidade Federal de Sergipe divulgou, nesta terça-feira, 19, os resultados dos testes rápidos de anticorpos da covid-19 realizados nos dez municípios mais populosos do estado no início deste mês. Com o objetivo de mapear casos assintomáticos da doença, a força-tarefa da UFS analisou 3.047 amostras de sangue de pessoas sem sintomas do novo coronavírus em Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristovão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora da Glória.

+ Acesse aqui a plataforma Monitora SUS

Os testes sorológicos foram processados por meio do método de fluorescência de anticorpos IgG e IgM para a SARS-CoV-2, no qual o Índice de Cut-off (COI) maior ou igual a 1,1 indica o resultado reagente para IgG e IgM; entre 0,9 e 1,1 COI é considerado indeterminado; e abaixo de 0,9 COI é classificado como não reagente.

Ao todo, o projeto de testagem da universidade identificou 690 casos assintomáticos da doença, sendo que 407 pessoas testaram positivo para o aparecimento de anticorpos do tipo IgM, que sugerem a doença ativa na fase inicial de contaminação. Outras 283 pessoas positivaram para o tipo IgG, o que indica que a pessoa provavelmente já está imune ao novo vírus respiratório. 2.228 testes apresentaram resultado negativo. Além disso, 128 amostras tiveram resultado indeterminado, o que podem sugerir, pela titulação do anticorpo, o contato com a covid-19, e ainda a não expressão total de anticorpos para positividade. Sugere-se, neste caso, a repetição do teste em 7 dias.

"Vale ressaltar o espaço temporal entre a coleta e o tempo de produção de anticorpos IgG e IgM, onde a pesquisa por rRT-PCR pode não mais evidenciar reatividade em determinado tempo de doença. Mais estudos são necessários para evidenciar a proteção imunológica na reatividade de IgG por SARS-CoV-2," explicou o professor.

+ Veja as ações da força-tarefa da UFS no combate ao coronavírus

Amostras foram coletadas entre os dias 2 e 9 de maio. Foto: Reprodução/Monitora SUS

Força-tarefa

A ação voluntária de testagem da população sergipana envolve professores e alunos dos departamentos de Farmácia, Medicina, Nutrição, Educação em Saúde, e Ciências Atuarias e Estatística da UFS, em parceria com técnicos do Hospital Universitário e profissionais de saúde do estado e municípios.

Foram destinados mais de R$ 1 milhão de sanções pecuniárias depositados em conta judicial para a execução do projeto, por decisão do juiz da 3ª Vara do Trabalho de Aracaju, Luiz Manoel Andrade Menezes. O magistrado homologou o acordo firmado entre a UFS, Ministério Público do Trabalho (MPT-SE), Ministério Público Federal (MPF-SE) e Ministério Público de Sergipe (MPE-SE) para a realização de 7.500 testes.

A procuradora do Ministério Público Federal em Sergipe, Martha Figueiredo, destacou a importância das informações para auxiliar gestores públicos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Quero enfatizar a satisfação para a gente apoiar o projeto, justamente pela importância que tem para o estado, por conseguir verificar a disseminação ( da doença) e poder auxiliar a tomada de decisões de gestores públicos. A informação é muito importante nesse momento", pontua.

Por Abel Victor e Josafá Neto, da Rádio UFS

Atualizado em: Ter, 19 de maio de 2020, 17:42