Seg, 18 de janeiro de 2021, 14:14

UFS e Estado iniciam alinhamento final para funcionamento do CER IV
O centro vai oferecer atendimento para quatro modalidades de reabilitação
Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria de Estado da Saúde realizaram reunião de alinhamento sobre o Centro Especializado em Reabilitação tipo IV (CER IV) na manhã desta segunda-feira, 18. O Governo do Estado já havia procurado a universidade em fevereiro de 2020 e, desta vez, o objetivo foi planejar os processos finais para que o CER IV possa iniciar o funcionamento.

O centro é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação e o diferencial inovador do espaço é que ele atenderá quatro modalidades de reabilitação: física, auditiva e visual, intelectual e da pessoa estomizada. O CER IV é o único em Sergipe com essa iniciativa e vai oferecer também desenvolvimento acadêmico, englobando graduação e pós-graduação, com a parceria com a UFS.

Adriana Aguiar, representante da Fiocruz, participou do encontro de forma remota

A reunião contou com a presença dos profissionais de Atenção Especializada e Urgência da SES, a diretora Maria Lúcia Santos, a assessora técnica Renata Buarque e a coordenadora estadual de políticas, Neuzice Lima, bem como a coordenadora estadual da Assistência Ambulatorial, Erica Lima. A UFS esteve representada pela reitora pro tempore, Liliádia Barreto, pelo diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Adriano Antunes, e pelo professor do Departamento de Fisioterapia (DFT), Walderi Monteiro Júnior.

Além disso, Adriana Aguiar, representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi convidada para acompanhar a evolução do projeto. “Sergipe tem tradição de boa assistência à saúde, boas cabeças e gente inovadora, então esse é um desafio sensacional. Acredito que tem um potencial enorme, porque não vamos ter saúde universal sem discutir seriamente a reabilitação”, afirma.

Adriano Antunes é o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Adriano Antunes explicou que, como Sergipe é um estado territorialmente pequeno, a possibilidade de interação entre a UFS e o Estado foi muito grande. “A integração aconteceu desde o início, com a elaboração do projeto e a concepção dos prédios, equipamentos e das especialidades que ali estariam. Principalmente os cursos de Fonoaudiologia e Fisioterapia abraçaram a causa e iniciaram discussões com outros departamentos”.

Cerca de 50 profissionais da área de saúde já passaram pelo processo seletivo, entre eles fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem, assistentes sociais e psicopedagogos. A equipe ainda vai contar com demais profissionais de apoio administrativo.

Maria Lúcia Santos é diretora de Atenção Especializada e Urgência da SES

Para Maria Lúcia Santos, a parceria com a universidade trouxe um olhar diferenciado e diversos benefícios à população. “Já é algo esperado há muito tempo e, agora, nós estamos em tratativas finais. Estamos vendo questões como equipamentos, se iremos começar em sua amplitude, os protocolos de atendimento, etc. Esse é o momento de montar estratégias para a abertura”, explica.

Liliádia Barreto, reitora pro tempore da UFS, reforçou que existem diversas oportunidades de inovação no projeto

A reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, destacou o papel da universidade no projeto. “A universidade tem um papel significativo, pois tem a responsabilidade de trazer a proposta de formação no serviço para os alunos da graduação e da pós-graduação. É a oportunidade de desenvolvimento de trabalhos interprofissionais, com perspectiva de criação de centro de pesquisa e novos cursos de pós-graduação e mestrado profissionalizante na área. Estamos na reta final para inauguração e estamos empolgados com o trabalho inovador”.

Atualizado em: Seg, 18 de janeiro de 2021, 15:06