Qua, 13 de março de 2013, 13:48

Projeto de Extensão capacita agentes de saúde em Lagarto

A UFS realizou na manhã de hoje a primeira etapa do curso de capacitação dos agentes comunitários de saúde do município de Lagarto. Trata-se de uma das atividades do projeto de extensão “Vigilância do Crescimento e Desenvolvimento Infantil: (0 a dois anos)”, no qual diversas áreas de conhecimento se reúnem com o objetivo de interferir na comunidade lagartense. Assim, docentes e estudantes das áreas de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Nutrição do Campus da Saúde compartilham práticas e métodos com os agentes da região.

Cerca de quarenta agentes comunitários, além de enfermeiros e de uma representante da prefeitura Municipal compareceram à Universidade para assistir à palestra de hoje. Com aproximadamente dez meses de duração, a expectativa é de que atividades como essa possam auxiliar aos profissionais na identificação de sinais de alerta no crescimento e desenvolvimento das crianças atendidas. É que detectando precocemente suas alterações psicomotoras, sensoriais ou afetivas, o tratamento das mesmas poderá trazer resultados mais eficientes.

Na cidade de Lagarto, duas clínicas de Saúde da Família foram selecionadas para abrigar a extensão universitária, que conta com a parceria da administração municipal. A partir de agora, segundo a professora Carina Pimentel, coordenadora do projeto, a ideia é sensibilizar os agentes através de oficinas a serem realizadas mensalmente.

ascom.ufs.lagarto@gmail.com

Atualizado em: Qua, 13 de março de 2013, 13:49