Seg, 20 de março de 2023, 09:21

MEC avalia cursos da UFS com notas 5 e 4
Letras Português-Francês e Engenharia Agrícola foram os cursos avaliados

Dois cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) entre o final de fevereiro e início de março deste ano. Os cursos de Letras Português-Francês e de Engenharia Agrícola receberam notas 5, que é a pontuação máxima, e 4, respectivamente. De acordo com a chefe da Divisão de Regulação e Supervisão (Dires), Marluce Lopes, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd), um dos objetivos da avaliação de curso, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes.

“São utilizados instrumentos específicos, que têm como foco três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. A avaliação resulta na atribuição de conceitos, em uma escala que vai de 1 a 5”, relata a gestora.

Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Etapas

A chefe da Dires pontua que o ciclo avaliativo de um curso é composto por três etapas. “Tem a instrução processual, o preenchimento de formulário eletrônico e a visita in loco, que pode ser presencial ou virtual. O conceito da avaliação é aferido por relatório elaborado pela comissão avaliadora e, ao final de todo o processo, a Secretaria de Regulação do MEC publica o ato autorizativo que, no caso de Português e Francês, é de Renovação de Reconhecimento”, detalha.

De acordo com o coordenador do curso de Letras Português-Francês, Renilson Oliveira, a avalização com nota máxima é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe do DLES. "Considerando que o curso de Letras Português-Francês é um dos cursos fundadores da UFS, assistimos, neste começo de ano 2023, a um reconhecimento histórico pelo MEC e gratificante a todos que fazem o curso, obtendo a nota máxima - 5. Esse reconhecimento se deu também pela qualificação acadêmica do corpo docente de Francês e Português. Sempre muito cioso em promover percursos formativos com qualidade no ensino, pesquisa e extensão. E se o processo avaliativo foi um sucesso, agradecemos imensamente a todos os membros do Colegiado do Curso, aos docentes do DLEV, DELI, DED e DPSI, que compartilham também a responsabilidade na formação profissional em Letras, aos discentes motivados e engajados, como também, a todos funcionários do DLES, e aos órgãos da gestão da UFS que nos deram toda assistência técnica necessária. Como percebemos, a vitória é de um todo coletivo que prima pela excelência na UFS".

Em relação ao outro curso avaliado, o professor Douglas Romeu, chefe do Departamento de Engenharia Agrícola, ressalta o aumento do conceito quando comparado à última avaliação. “O curso de Engenharia Agrícola da UFS é o único do estado de Sergipe. Em abril de 2014, passou por Avaliação de Reconhecimento e recebeu o conceito 3. Em 2023, o Departamento de Engenharia Agrícola recebeu a terceira etapa da avaliação, a visita in loco, que ocorreu de forma virtual e foi realizada por dois avaliadores do MEC”, contou.

O professor comentou que alguns dos vários pontos avaliados foram espaço de trabalho para docentes em tempo integral, espaço de trabalho para o coordenador, sala coletiva de professores, salas de aula, acesso dos alunos a equipamentos de informática, bibliografia básica por unidade curricular, laboratórios didáticos de formação básica e laboratórios didáticos de formação específica.

“O Colegiado do Curso considerou que houve uma boa evolução e que continuará trabalhando, juntamente com a instituição, para alcançarmos a nota máxima, que é o conceito 5. No momento, a avaliação está em fase de revisão das notas e o colegiado divergiu dos avaliadores em alguns pontos. Assim, está sendo preparado um relatório para enviar ao MEC”, ressaltou Douglas Romeu.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br