Qui, 29 de julho de 2021, 13:43

Laboratório da Cidade da UFS desenvolve pesquisas sobre os espaços urbanos em Aracaju
A ideia é melhorar a forma com que os espaços são ocupados e as relações com o ambiente

O Laboratório da Cidade é um grupo de pesquisa do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no campus de Laranjeiras, que estuda os espaços urbanos de Aracaju, visando melhorar a forma com que os espaços são ocupados e as relações com o ambiente.

O grupo tem duas linhas de pesquisa. Segundo a professora Rozana Rivas, uma envolve a preservação ambiental, valorização e especulação imobiliária, e a outra aborda mobilidade urbana, questões como barulho e calor nas cidades e arborização. O próprio espaço da universidade é objeto de análise. “A edificação do campus tem o que chamamos de falso histórico, ou seja, a intervenção realizada no local não permite diferenciar claramente o que é a ruína e o que é a construção contemporânea. O campus é lindo!”, observa Rozana.

Também professores e pesquisadores do laboratório, Ítalo Montalvão e Raquel Kohler orientaram estudos sobre a acústica e a paisagem sonora de Aracaju. De forma simples, Raquel explica que paisagem sonora é “um ambiente sonoro que pode ser percebido positivamente ou negativamente pelas pessoas”. Com instrumentos de medição, os pesquisadores mapearam os ruídos produzidos em alguns pontos da cidade e analisaram a percepção das pessoas sobre eles. A exposição prolongada a altos níveis de ruído pode provocar efeitos negativos como estresse, problemas cardíacos e perda auditiva. O objetivo da pesquisa, segundo Ítalo, era “fomentar reflexões sobre a poluição sonora, tornando-a mais visível à sociedade e reforçando a importância da qualidade acústica nos espaços públicos urbanos”.

O Laboratório da Cidade participou de um dos episódios do podcast SE é Ciência, no qual os pesquisadores comentam sobre as pesquisas feitas no grupo e discutem outras questões interessantes sobre os espaços urbanos, inclusive como eles imaginam que serão as cidades do futuro.

Felipe Rocha - Podcast SE é Ciência

Atualizado em: Qua, 11 de agosto de 2021, 17:02