Sex, 19 de abril de 2024, 13:17

UFS é reconhecida com premiações durante o IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe
Evento teve como objetivo reconhecer e a valorizar a identidade do povo sergipano
CORUFS e OSUFS foram premiados no IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta sexta-feira, 19, o Coro e a Orquestra Sinfônica (CORUFS e OSUFS), vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Sergipe foram premiados com o Troféu Cultura Sergipana no IX Simpósio Cultural e Social de Sergipe, promovido pelo Colégio Aprendiz. Na oportunidade, o reitor da UFS, Valter Santana, também foi reconhecido por sua contribuição acadêmica para a sociedade.

Reitor Valter Santana foi premiado durante o evento. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“A Universidade Federal de Sergipe é um berço do patrimônio histórico do nosso estado e hoje me sinto feliz com as homenagens. A UFS, como instituição formadora, tem a responsabilidade de proteger e preservar a cultura sergipana, então, nesse sentido, readequamos nossa Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para que ela pudesse abarcar toda essa contribuição cultural”, argumenta o reitor.

O evento, realizado na cidade de Aracaju, contou com a participação de 130 alunos a partir do 9º ano até o ensino médio.

Alunos do 9º ano até o ensino médio acompanharam o evento. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ronaldo Oliveira, coordenador pedagógico e cultural do Colégio Aprendiz, reforça a necessidade de valorizar quem faz parte e contribui para o estado de Sergipe. “Nós precisamos notar nossas raízes sociais e culturais e os nossos artistas com mais frequência. Por conta disso, o Simpósio Cultural e Social de Sergipe já está em sua 9ª edição, pois essa é uma oportunidade única para que esses alunos também enxerguem essas pessoas que tanto contribuem para nossa sociedade, sempre prezando por nossa raiz cultural”, destaca.

Ronaldo Oliveira é o coordenador pedagógico e cultural do Colégio Aprendiz. (Foto: Schirlene Reis / Ascom UFS)

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Sueli Pereira, esteve presente no evento e ressaltou a importância de ter o trabalho coletivo desenvolvido na instituição reconhecido pela sociedade. “Nós entendemos que esse prêmio é um reconhecimento social e ao receber o convite do Colégio de Aprendiz para fazer parte do simpósio, fica ainda mais demonstrado o papel que a universidade tem desenvolvido em relação à cultura. Nos faz ter a certeza que o trabalho vem sendo relevante e produtivo para a nossa sociedade”, pontua a pró-reitora.

Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Além da homenagem prestada ao reitor da UFS, o Coro e a Orquestra Sinfônica da instituição realizaram apresentação e também receberam o “Troféu Cultura Sergipana” por difundirem a cultura musical para além de Sergipe. "Nós desenvolvemos um intenso trabalho com os nossos alunos, além de ter o compromisso com a promoção da arte, da música e de concertos com o Coro e a Orquestra. Isso é gratificante, só tenho a agradecer”, afirma o regente da OSUFS, Ion Bressan.

Ion Bressan é regente da Orquestra Sifônica da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Assim como citado por Bressan, o reconhecimento das competências desenvolvidas pela Orquestra Sinfônica da UFS passa também pelo trabalho dos alunos. O estudante da universidade e violinista Esdras Goés está apenas começando a carreira e se mostrou contente com esse resultado. “Entrei para a orquestra esse ano e já estou aqui, com meus colegas, tendo um trabalho premiado. É um sentimento de felicidade pura e, ao mesmo tempo, vem o nervosismo, mas só posso dizer que estou feliz”.

Esdras Goés é spalla (primeiro-violino) da OSUFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Integrante do CORUFS, Vanisse Dias relembrou que, apesar das homenagens recentes, o coro da instituição desenvolve um projeto antigo, que está enraizado nos primórdios da universidade. “Ficamos felizes porque o projeto do coro é um trabalho que vem sendo feito ao longo de muitos anos. O Coro da Universidade Federal de Sergipe é muito antigo, com mais de 60 anos, mais antigo que a própria universidade. Acredito que a homenagem hoje é a coroação de um trabalho grande, com muita gente envolvida ao longo de décadas e de muita importância social”.

Vanisse Dias faz parte do CORUFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ao final do evento, os alunos do Colégio Aprendiz fizeram um panorama geral apontando as principais manifestações culturais do estado, como o barco de fogo da cidade de Estância e a cultura junina sergipana.

Janaína Cavalcante - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS