Seg, 25 de março de 2019, 15:44

UFS e Secretaria de Educação discutem Pibid
Programa Institucional de Iniciação à Docência é ação do MEC
O Pibid é uma ação que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas (Foto: Eugênio Barreto/Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) se reuniram nesta segunda-feira (25), no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, em Aracaju, com os objetivos de aprimorar e desenvolver ações em conjunto e discutir o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A reunião técnica foi idealizada pelo Núcleo de Integração UFS e Educação Básica (Niueb), setor que coordena o Pibid na rede estadual de Sergipe.

Patrícia Rosalba, que coordena o Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (Delib), dentro da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), afirma que o encontro finda uma união entre as instituições. "A ideia é que a Universidade se aproxime da Secretaria e se aprume efetivamente da educação básica para que a gente possa fazer essa relação de Universidade e Educação Básica com o principal foco na melhoria do ensino para os nossos jovens e as nossas crianças no Estado de Sergipe", afirma.

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura (1º ao 5º período) uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Marlene Almeida, coordenadora institucional do Pibid na UFS, explica o intuito do programa. "O objetivo principal é contribuir para a formação inicial dos professores, com a vantagem de que há uma bolsa para os alunos, então eles têm como se dedicar mais à docência. "

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES), em parceria com as redes de ensino.

Paulo Regô afirma que o Pibid faz com que os alunos conheçam a realidade do ensino. "A escola se torna o espaço onde a Universidade passa a interagir com a Educação Básica, além de incentivar e motivar os alunos e permitir que o que está sendo discutido hoje na Universidade chegue às escolas públicas. "

Núcleo de Integração UFS e Educação Básica

A parceria foi estabelecida em fevereiro, em uma reunião com a presença do Secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e a vice-reitora, Iara Campelo, e aos pró-reitores de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários da UFS, Dílton Maynard e Alaíde Hermínia.

Instalado no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc, o Niueb agrega projetos e atividades que envolvam ações da Universidade Federal de Sergipe no Ensino Básico, de modo a viabilizar uma maior aproximação de estudantes e professores do Ensino Superior ao cotidiano das escolas da Rede Estadual de Ensino.

O professor Paulo Roberto Rêgo, coordenador do Niueb/ Seduc, aproveitou a oportunidade para explicar que o Núcleo visa apoiar os programas que a universidade tem junto à rede estadual de ensino. Dentre as atividades está a diminuição da evasão nos cursos de licenciatura da universidade. "Nós queremos incentivar os alunos a permanecerem nas licenciaturas, porque temos um quadro de evasão".

A coordenadora institucional do Pibid na UFS, Marlene Almeida, explica que o objetivo da articulação com a Seduc é ter mais acesso às escolas e estabelecer melhor os projetos e as parcerias com as direções e as coordenações.

Ascom Seduc

Atualizado em: Qui, 28 de março de 2019, 15:53