Sex, 27 de setembro de 2013, 08:28

Lagarto tem primeiro mestrado aprovado

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o primeiro mestrado do campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Ciências Aplicadas à Saúde.

A Capes atribuiu conceito 3 ao curso - em uma escala que vai de 1 a 5 -, avaliação considerada padrão para a abertura de mestrados. O curso é uma grande conquista, principalmente porque sua aprovação vem antes mesmo da conclusão das primeiras turmas de graduação.

Para o professor Fabiano Alvim, coordenador da proposta, o mestrado no campus de Lagarto permite “organizar uma estrutura de ensino e pesquisa autosuficiente de conhecimento científico para o desenvolvimento local e regional”. “É mais um estimulo à fixação de profissionais da área de saúde nos municípios do interior do Nordeste, como Lagarto”, completa Alvim.

Já o diretor do campus, Mário Adriano, entende que o curso cria um ambiente completo de formação, possibilitando a qualificação de servidores docentes e técnicos da instituição. “Além disso, dá acesso à pós-graduação em stricto sensu para os profissionais da região, que antes precisavam se deslocar para outros estados”, explica o professor.

Adriano ressalta, ainda, que a aprovação do mestrado só foi possível graças à estratégia da gestão da UFS em priorizar o ingresso de professores com doutorado na instituição. "Além disso", defende o diretor, "a UFS nos dá, mesmo na sede provisória onde estamos, laboratórios e equipamentos de qualidade, que deram suporte à proposta para aprovação junto à Capes".

Empolgado com a aprovação do mestrado, o coordenador pedagógico e de pesquisa do campus de Lagarto, professor José Antônio, entende que o curso fortalece o pólo da cidade. "Esse fortalecimento, através da formação e profissionalização, faz com que o campus cumpra um de seus objetivos, que é descentralizar, no Estado, o ensino e a pesquisa, agora com mais ênfase por meio da pós-graduação stricto sensu", argumenta Antônio.

Edital e linhas de pesquisa

O mestrado precursor do campus de Lagarto abriga as linhas de pesquisa “Investigação da saúde do trabalhador”, “Aspectos genéticos e fisiopatológicos de doenças multifatoriais” e “Pesquisa clínica avançada”. Os termos do edital serão estabelecidos em reunião do colegiado, onde será definida, também, a quantidade de vagas.

A publicação do edital está prevista para o mês de outubro, com prazo máximo para 20 de dezembro, de acordo com o calendário acadêmico da UFS. O documento será disponibilizado na página do SIGAA (clique aqui).

Atualizado em: Sex, 27 de setembro de 2013, 08:34