A Divisão Pedagógica, Dipe, do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, pensou este espaço para disponibilizar à comunidade acadêmica, em particular, os docentes, algumas referências sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem adotadas no campus.
A Dipe visa apresentar o Programa de Formação Docente, desenvolvido em conjunto com a Comissão de Formação Docente, e que tem oportunizado, quer seja na forma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, ou no presencial, a discussão permanente das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem.
A seguir, organizados por temas e subtemas, é possível acessar algumas sugestões de artigos, livros e links e, logo em seguida, o projeto do Programa de Formação Docente. Sejam todos bem-vindos!
1. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem- Maea
Aspectos das Fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem
Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais
2. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP
2.1. A metodologia da ABP
ABP numa tessitura interdisciplinar
Sinais da Erosão-APB Maastricht
2.2. Espaço de aprendizagem: tutorial
O professor tutor no processo formativo médico
Reflexões sobre o processo tutorial na ABP
2.2.1. A construção de situações-problema
Uma ferramenta para gerenciamento dos problemas
3. Espaço de aprendizagem: Habilidades e atitudes em saúde
O Ensino de habilidades e atitudes- um relato de experiências
O Laboratório de habilidades na formação médica
4. Currículo e competências
Currículo baseado em competências
5. Problematização
A problematização e a ABP: diferentes termos ou diferentes caminhos?
Ensino por descoberta problematização e PBL
Problematização- avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem
6. Outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Aprendizagem baseada em equipes- TBL- da teoria à prática
POGIL 01- Atividade introdutória
POGIL- instructor's Guide to Process-Oriented Guided-Inquiry Learning
7. Avaliação do processo ensino-aprendizagem
Avaliação do estudante-aspectos gerais
Avaliação formativa como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde
Avaliação formativa em sessão tutorial concepções e dificuldades
Desafios na formação médica contribuição da avaliação
8. Programa de Formação Docente
Programa de formação docente- 2ª etapa
9. Fórum de Formação Docente
Sugestões de livros:
ARAÚJO, Ulisses F ; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. 236 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004.
RIBEIRO, Luis Roberto de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL):: uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2008. 151 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo, SP: Phorte, 2010. 239 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
Avaliação da SP_Revista Ibero Americana_2016
MA na area da saúde_Bioscience_2017
MA uma experiencia na fonoaudiologi_DIC_2014
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DISCENTE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO_2017
O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia_2018
SP como disparador do processo_CEFAC_2015
Livro_Metodologias Ativas de Ensino
The use of the flipped classroom as a teaching-learning strategy