Espaço Docente

A Divisão Pedagógica, Dipe, do Campus  Universitário Professor Antônio Garcia Filho, pensou este espaço para disponibilizar à comunidade acadêmica, em particular, os docentes, algumas referências sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem adotadas no campus.

A Dipe visa apresentar o Programa de Formação Docente, desenvolvido em conjunto com a Comissão de Formação Docente, e que tem oportunizado, quer seja na forma do Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, ou no presencial, a discussão permanente das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

A seguir, organizados por temas e subtemas, é possível acessar algumas sugestões de artigos, livros e links e, logo em seguida, o projeto do Programa de Formação Docente. Sejam todos bem-vindos!

 

1. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem- Maea

Aspectos das Fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem

Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais

2. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP

2.1. A metodologia da ABP

ABP numa tessitura interdisciplinar

Metodologia da ABP

Sinais da Erosão-APB Maastricht

2.2. Espaço de aprendizagem: tutorial

O professor tutor no processo formativo médico

Reflexões sobre o processo tutorial na ABP

2.2.1. A construção de situações-problema

Escrever bons problemas

Situações-problemas simuladas

Uma ferramenta para gerenciamento dos problemas

3. Espaço de aprendizagem: Habilidades e atitudes em saúde

O Ensino de habilidades e atitudes- um relato de experiências

O Laboratório de habilidades na formação médica

4. Currículo e competências

A Educação de Enfermagem

Competências em Educação

Currículo baseado em competências

Currículo e Educação

Currículo Integrado

Desenvolvimento curricular

Interdisciplinaridade

Organização Curricular

Uma nova escola médica

5. Problematização

A problematização e a ABP: diferentes termos ou diferentes caminhos?

Ensino por descoberta problematização e PBL

Problematização- avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem

6. Outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Aprendizagem baseada em equipes- TBL- da teoria à prática

POGIL 01- Atividade introdutória

POGIL- instructor's Guide to Process-Oriented Guided-Inquiry Learning

7. Avaliação do processo ensino-aprendizagem

Avaliação do estudante-aspectos gerais

Avaliação formativa como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde

Avaliação formativa em sessão tutorial concepções e dificuldades

Desafios na formação médica contribuição da avaliação

8. Programa de Formação Docente

Programa de formação docente

Programa de formação docente- 2ª etapa

9. Fórum de Formação Docente

Fôlder da 4ª Edição do Fórum

Sugestões de livros:

ARAÚJO, Ulisses F ; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. 236 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);

BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004.

RIBEIRO, Luis Roberto de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL):: uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2008. 151 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);

TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo, SP: Phorte, 2010. 239 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);

Avaliação da SP_Revista Ibero Americana_2016

MA e as PECS_DIC_2015

MA na area da saúde_Bioscience_2017

MA uma experiencia na fonoaudiologi_DIC_2014

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DISCENTE EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO_2017

O jogo como ferramenta de ensino e aprendizagem em fonoaudiologia_2018

SP como disparador do processo_CEFAC_2015

Livro_Metodologias Ativas de Ensino

The use of the flipped classroom as a teaching-learning strategy