Espaço Discente

Caros Estudantes,

 

Ao longo dessas últimas décadas, o binômio ensino-aprendizagem foi completamente alterado por conta da globalização, das relações de trabalho, das novas tecnologias, das mudanças educacionais, entre outras. É imprescindível reconfigurar os cenários de ensino-aprendizagem e avançar qualitativamente na construção do conhecimento.

Por conta dessas demandas, o Campus Profº Antônio Garcia Filho apresenta um aspecto inovador: todos os oitos cursos de graduação da área da saúde adotaram metodologias ativas para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Para facilitar sua compreensão sobre esta temática, selecionamos alguns vídeos e textos que discutem os princípios que fundamentam as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, possibilitando-o um aprofundamento teórico acerca da temática.

Organizamos esse ambiente em três partes. Na primeira, encontram-se materiais explicativos acerca das duas principais metodologias adotadas em nosso Campus (PBL/ABP e a Metodologia da Problematização pelo Arco de Maguerez). Na segunda parte, elencamos links de acesso a vídeos e textos que explicam outras Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Aos que desejam aprofundar seus estudos e conhecer algo sobre as teorias que fundamentam tais metodologias, basta acessar os materiais disponibilizados na terceira parte desse espaço.

Esperamos que esse ambiente contribua e esclareça suas dúvidas sobre as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, reduzindo, assim, os obstáculos encontrados na construção do conhecimento.

 

Saudações,


 

Divisão Pedagógica – DIPE

UFS Campus Profº Antônio Garcia Filho – Lagarto/SE

 

1ª Parte

METODOLOGIAS ATIVAS (PBL/ABP e a METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PELO ARCO DE MAGUEREZ)

Videoteca

1. VÍDEO (8'29"): Universidade Anhembi Morumbi, abril/2016.

 

2. VÍDEO (4'57"): Universidade Anhembi Morumbi, agosto/2016.

 

3. VÍDEO(4'45"): Ativa Aprendizagem, maio/2015.

 

4. VÍDEO (2'51"): Aprendizagem Baseada em Problema - ABP Definições e Conceitos, agosto/2013.

 

5. VÍDEO (3'14"): Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - 7 Passos, agosto/2013.

 

6. VÍDEO (3'31"): PBL: um Novo modelo de Aprendizagem - FGV/EESP, fevereiro/2016.

 

7. VÍDEO (7'40"): Medicina Resumida - PBL - O que é e como funciona na faculdade de medicina? #MR-VLOG, maio/2015.

 

8. VÍDEO (1'33"): PBL - Um Novo Modelo de Educação (FGV), julho/2015.

 

9. VÍDEO (9'31"): Grupo Tutorial no Módulo Funções Biológicas. O Susto!, abril/2017.

 

10. VÍDEO (3'38"): Metodologia Problematizadora - Vasco Patú - Iniciare Educação Criativa, abril/2016.

 

11. VÍDEO (1'39"): Universidade do Estado do Pará - Centro Saúde Escola: um espaço que ensina a cuidar, dezembro/2010.

 

12. VÍDEO (1'30): Universidade do Estado do Pará - Acessibilidade: tecnologia assistiva se traduz em melhoria da qualidade de vida, janeiro/2011.

 

13. VÍDEO (34'57): PBL Passo a Passo, novembro/2015.

 

Leitura do Texto

1. TEXTO:

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas, 2015.

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf

2. TEXTO:

QUEIROZ, Anabela. PBL, problemas que trazem soluções. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. Salvador, dez. 2012; 1(1): 26-38.

https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/36/37

3. TEXTO:

BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Cio Soc./Hum., Londrina, v.16. n. 2., Ed. Especial, p.9-19, out. 1995.

file:///C:/Users/Lory/Downloads/9458-35191-1-PB.pdf

4. TEXTO:

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.

http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08.pdf

 

5. TEXTO:

MELO, B.C; SANT’ANA, G. A prática da Metodologia Ativa: compreensão dos discentes enquanto autores do processo ensino-aprendizagem. Com. Ciências Saúde. 2012; 23(4):327-339

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/pratica_metodologia_ativa.pdf

6. TEXTO:

MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica 34 (1) : 13 – 20 : 2010

http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a03v34n1.pdf

 

 

2ª PARTE:

OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS

Videoteca

 

1. VÍDEO (4'25"): Espresso3 - Sala Aula Invertida, janeiro/2016.

 

2. VÍDEO (11'54"): Sala Aula Invertida, janeiro/2014.

 

3. VÍDEO (2'48"): What is POGIL?, 2014.

 

4. VÍDEO (10'22"): Metodologias Ativas Unisul - Grupo de Verbalização e Grupo de Observação, abril/2017.

 

5. VÍDEO (3'40"): Universidade Federal de Sergipe - UFS e Cisco lançam programa de telemedicina, março/2014.

 

6. VÍDEO (4'21"): Cisco Do Brasil TV - Médicos atendem pacientes por videoconferência em Sergipe, fevereiro/2014.

 

7. VÍDEO (2'59"): TV FOLHA - Em São Paulo, médicos usam telemedicina para tratar pacientes na Bahia, agosto/2015.

 

8. VÍDEO (3'42"): Hospital Israelita Albert Einstein - Por Dentro do Einstein: Centro de Simulação Realística, julho/2013.

 

9. VÍDEO (4'51"): PUCPR - Centro de Simulação Clínica, julho/2014.

 

10. VÍDEO (3'38"): Atriz Maria Teresa - Simulação realística - Albert Einstein, outubro/2013.

 

11. VÍDEO (4'05"): Pedagogia Profesorado - Cómo hacer una mesa redonda en classe, agosto/2015.

 

12. VÍDEO (6'16"): Evap equiposeis - Mesa redonda, maio/2014.

 

13. VÍDEO (6'15"): Tutorial 03 - Como elaborar seminário, setembro/2010.

 

14. VÍDEO (21'54"): Oficina de Seminário (Parte 1) - Como organizar as ideias para apresentação, maio/2016.

 

15. VÍDEO (3'42"): Júri Simulado na Faculdade de Direito Damásio de Jesus - Jornal Hoje, fevereiro/2012.

 

16. VÍDEO (14'25"): Tecnologias Educacionais PUCPR: Peer Instruction - Metodologia Ativa no Processo de Ensino-Aprendizagem – PUCPR, novembro/2014.

 

17. VÍDEO (13'56"): Default Name: Instruções pelos pares na aprendizagem ativa (legendado), junho/2015.

 

18. VÍDEO (12'03"): Aprendizagem baseada em equipes, fevereiro/2015.

 

19. VÍDEO (1'48"): Hospital Israelita Albert Einstein Método de Ensino - Faculdade de Medicina Einstein

 

20. VÍDEO (3'21"): Hospital Israelita Albert Einstein: Graduação em Medicina - O aprendizado baseado em equipes, agosto/2016.

 

21. VÍDEO (19'45"): Edições SM Brasil: Pedagogia dos projetos - Nilbo Nogueira, fevereiro/2012.

 

22. VÍDEO (11'31): Metodologias Ativas Unisul - A cidade como ambiente de aprendizagem, maio/2017.

 

 

LEITURA DE LINK

1. Link

https://prezi.com/abnocm8jnqbw/pogil/

2. Link

https://pogil.org/about

3. Link

http://biomania.com.br/artigo/grupo-de-verbalizacao-x-grupo-de-observacao


 

Leitura do Texto


 

1. TEXTO:

BOLLELA, V. R; CESARETTI, M. L. R. Sala de Aula Invertida na Educação para as profissões de saúde: conceitos essenciais para a prática. Rev. Eletr. Farm., v. 14, n. 1, p. 39-48, 2017.

https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42807

2. TEXTO:

BARBOSA, L. R. D. O uso do POGIL no ensino de Licenciatura em Química – Avaliação dos Estudantes. II Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2015.

http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID7792_08092015154402.pdf

3. TEXTO:

COSTA, R. R. O et al. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 59-65, jan/mar. 2015.

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/espacoparasaude/article/view/20263/pdf_63

4. TEXTO:

SASSO, G. M. D. Guia metodológico para Simulação em Enfermagem - CEPETEC, Florianópolis, 2015.

http://nfr.ufsc.br/files/2015/11/GUIA-METODOL%C3%93GICO-PARA-SIMULA%C3%87%C3%83O-EM-ENFERMAGEM-CEPETEC.pdf

5. TEXTO:

DUMONT, L.M.M; CARVALHO, R.S; NEVES, A.J.M. O peer instruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química. Revista de Engenharia Química e Química - REQ2. Vol. 02 N. 03 (2016) 107–131

file:///C:/Users/Lory/Downloads/112-816-1-PB%20(1).pdf

6. TEXTO:

BOLLELA, V. R; SENGER M. H; TOURINHO, F. S. V; AMARAL, E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 293-300

http://revista.fmrp.usp.br/2014/vol47n3/7_Aprendizagem-baseada-em-equipes-da-teoria-a-pratica.pdf


 

3ª PARTE:

FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS

Videoteca

 

1. VÍDEO (3'26"): John Dewey - Breve Vida e Obra, junho/2010.

 

2. VÍDEO: (7'46"): UNIVESP: Filosofia da Educação - John Dewey II: Sua Repercussão na Educação (1/2), julho/2010.

 

3. VÍDEO: (8'41"): UNIVESP: Filosofia da Educação - John Dewey II: Sua Repercussão na Educação (2/2), julho/210.

 

4. VÍDEO: (9'14"): Lev Vigotsky - Breve Vida e Obra, maio/2010.

 

5. VÍDEO: (4'52"): Ênfase Educacional Vygotsky - As Zonas de Desenvolvimento e o Ensino - Descomplica Professor, setembro/2016.

 

6. VÍDEO: (10'24"): A aprendizagem significativa de David Ausubel Paul, outubro/2016.

 

7. VÍDEO: (3'55"): SINPROSP - Aprendizagens significativas, setembro/2012.

 

8. VÍDEO: (4'08"): Vida e Obra de Paulo Freire, outubro/2013.

 

9. VÍDEO: (28'44"): (A.H.F) Paulo Freire - Educar para Transformar, outubro/2012.

 

10. VÍDEO: (28'31"): Barão EAD - Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, junho/2014.

 

11. VÍDEO: (03'08"): Aprendizagem Baseada em Problema - ABP - Habilidades e Competências, agosto/2013.

 

12. VÍDEO: (04'35"): Jovem Pan Notícias - Você sabe o que é ter competência? O que significa?, agosto/2013.

 

13. VÍDEO: (20'42"): Edições SM Brasil - Educação por competências - Nilson Machado, fevereiro/2012.

 

14. VÍDEO: (16'15"): Univesp - Interdisciplinaridade e Transversalidade, março/2011.

 

15. VÍDEO: (18'30"): Complexidade e Interdisciplinaridade em Morin, setembro/2011.

 

16. VÍDEO: (7'57") Sete Saberes Necessários par Educação do Futuro Edgar Morin, maio/2015.