Qui, 24 de outubro de 2013, 15:00

UFS de Lagarto promove atividades em Asilo
Professora Gisele Brito coordenou a organização da Campanha
Edilza Fraga, estudante de Farmácia, já auxilia em projeto de extensão no Asilo
Dênisson demonstrou que a felicidade não tem idade

O campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou nesta quarta-feira (23) a I Campanha do Idoso, com o mote "a felicidade não tem idade". Com naturalidade, as atividades do evento mostraram que a frase faz todo sentido. Foi o que perceberam as dezenas de estudantes e alguns professores dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional (clique aqui para ver as fotos).

A campanha realizada no Asilo Santo Antônio, na cidade de Lagarto, foi programada a partir do "dia do idoso", comemorado em 1 de outubro. Desde então, foram arrecadados alimentos, fraldas e materiais de higiene e limpeza, doados na visita desta quarta-feira. Porém, a prioridade era aproximar a universidade da comunidade, promovida por uma integração multidisciplinar, o que permitiu a realização de atividades, como apresentação musical, intervenções dos núcleos de Nutrição e Fisioterapia, apresentação teatral, dentre outras.

A coordenadora da campanha, Gisele Brito, professora do curso de Farmácia, resumiu o sentimento de todos que participaram deste dia no Asilo: "a gente pensa que vem trazer muita coisa, mas acaba saindo com a sacola cheia". A comparação usada pela organizadora mostra que, na troca de aprendizados, todos saem ganhando.

Para Gisele, a principal conquista da Campanha foi levar a universidade ao dia-a-dia do Asilo. "A atividade foi importante para permitir um dia diferente aos idosos, promover a interação dos estudantes com os internos do Asilo, mas principalmente por integrar outros cursos da UFS às necessidades da entidade", assegura a professora.

Edilza Fraga Santos, estudante de Farmácia, concorda com Gisele. Ela participa de um programa de extensão do curso, que promove o acompanhamento do uso de medicamentos pelos idodos do Asilo. Mas viu a aproximação dos acadêmicos de outros cursos como um fator positivo da Campanha. "Meus colegas e eu já visitamos o Asilo semanalmente, no projeto de extensão; seria interessante que os idosos tivessem o acompanhamento em outras áreas, o que pode acontecer agora com este evento", afirma Edilza.

Quem também comemora a ação é o presidente do Asilo, Antônio Rodrigues. "Sempre foi nossa intenção aproximar a instituição das universidades e faculdades. Hoje, estamos vivendo esse dia tão produtivo, o qual esperamos que se prolongue em ações pernanentes", afirma Antônio. O presidente explica que o Asilo abriga, hoje, 31 idosos, alguns deles deixados pelos familiares e os demais, a maioria, abandonados pelos parentes ou encaminhados pelos órgãos judiciais por terem sofrido violência doméstica. A entidade não recebe recursos permanentes do poder público, e sobrevive graças a doações e contribuições dos próprios internos.

Os idosos, principal alvo da Campanha, demonstraram felicidade pelo dia diferente, em que foram os personagens mais importantes. Seja nas atividades descontraídas de cunho fisioterápico, seja nas de entretenimento - como o baile de carnaval -, eles se integraram e mostraram sua alegria de viver. - "Tá porreta!", exclamou Dênisson, o mais empolgado dos internos do abrigo, confirmando que a felicidade não tem idade.

Atualizado em: Sex, 25 de outubro de 2013, 07:34