Qua, 15 de janeiro de 2014, 08:16

SES e UFS discutem federalização do Hospital de Lagarto

Uma reunião ocorrida na manhã da última sexta-feira, 10, na Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, marcou mais um passo rumo à federalização do Hospital Regional de Lagarto (HRL). A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, acompanhada da comissão da SES, criada para este fim, apresentou ao reitor Angelo Antoniolli e a sua equipe técnica todas as especificidades do hospital. O encontro serviu também para esclarecer dúvidas sobre qual o melhor instrumento jurídico para transformar o HRL em hospital universitário.

"Saio hoje de mais uma reunião de pactuação com a sensação de que demos um grande passo nessa construção coletiva da federalização do Hospital de Lagarto em hospital universitário", disse a secretária.

A secretária apresentou à comissão da UFS detalhes sobre o Hospital Regional de Lagarto. Os serviços de média complexidade prestados pelo hospital aos 254.094 habitantes que compõem a região Centro-Sul de Sergipe, os investimentos do Governo do Estado já realizados e a capacidade instalada de leitos, bem como os que estão em operação, foram detalhados na reunião. A planta do hospital com a área construída e aquelas possíveis de ampliação foi, também, demonstrada aos técnicos da UFS presentes na reunião.

Para o reitor da UFS, Angelo Antoniolli, a reunião deixou claro que existe uma vontade comum da universidade e da secretaria em ampliar com excelência as ações de saúde na região Centro-Sul e que existe uma disposição em concretizar o processo rumo à federalização com muito diálogo.

"A secretária demonstrou muita sensibilidade na necessidade de avanços de saúde da região e da necessidade de um diálogo intenso, afinal, não se faz pactuação de forma unilateral e sem discutir a necessidade da nossa sociedade", enfatizou o reitor.

Ele destacou a importância de um hospital universitário por ofertar serviços e profissionais altamente especializados e formar pessoal na área de saúde com excelência. "Será um centro que irá gerar profissionais e serviços altamente preparados para atender às demandas daquela sociedade", falou o reitor.

Visita à Ebserh

Em dezembro do ano passado, o governador do Estado, Jackson Barreto, acompanhado da secretária Joélia Silva Santos e do secretário de Estado de Planejamento, José Sobral, esteve em Brasília para audiência com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebellato. Na ocasião, o dirigente da empresa pública assumiu o compromisso de enviar uma equipe sua para fazer o estudo que vai garantir a federalização. Segundo a secretária, essa equipe deverá estar em Sergipe no início do mês que vem.