Seg, 20 de janeiro de 2014, 18:17

Cerimônia e debates marcam primeiro dia do Encontro de Farmácia

Teve início, na manhã de hoje, segunda-feira (20), o I Encontro de Farmácia do Centro-Sul de Sergipe, no campus de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe (UFS). A cerimônia de abertura foi marcada pelo encontro de representantes de diversos setores profissionais da área farmacêutica (descritos abaixo), além da presença diretor do campus de Lagarto, Mário Adriano, e do reitor da UFS, Angelo Antoniolli (fotos ao lado, e no Flickr da UFS/Lagarto - clique aqui).

Lembrando o dia do farmacêutico, comemorado hoje, dia 20/01, o reitor Angelo Antoniolli destacou a alegria de estar presente no evento. “Como farmacêutico, estou muito orgulhoso de estar aqui neste dia, podendo expressar a atenção que é dada ao Curso e ao Campus”, ressalta Antoniolli. “Este evento”, destaca Angelo, “marca bem o campus de Lagarto e o curso de Farmácia, que estão fazendo seu papel, para que nossa universidade seja a referência para o desenvolvimento social do Estado de Sergipe”.

Para Rosa de Lourdes, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, o Encontro é importante para consolidar o curso de Farmácia, sobretudo considerando a metodologia multiprofissional trabalhada no Campus. “O profissional farmacêutico deve estar em harmonia com as outras áreas, para o bem da saúde pública; aqui, isso é trabalhado muito bem”, defende a presidente.

Mario Adriano, diretor do campus de Lagarto, vê a necessidade da interação entre os cursos e a comunidade, através de diversas ações. “Este Encontro é mais uma das atividades de sucesso do curso de Farmácia, nessa interação e retorno à sociedade, em uma área profissional extremamente importante para o Sistema Único de Saúde”, elogia o diretor. “A integração do curso com a comunidade acadêmica aumenta – e muito – as chances de que tenhamos, ao final, uma universidade socialmente relevante”, conclui.

O coordenador do Núcleo de Farmácia, Giuliano Di Pietro, destacou o enfoque do evento, com o tema “As múltiplas faces do profissional farmacêutico”. “Era uma demanda dos estudantes, e por isso todas as atividades foram planejadas sobre o panorama do que é a profissão farmacêutica hoje”, explica o coordenador.

Mesa Redonda

Após a cerimônia de abertura, a “Prescrição farmacêutica” foi o tema debatido em uma mesa redonda, com a participação das professoras do Núcleo de Farmácia do campus de Lagarto, Giselle de Carvalho Brito e Chiara Rocha, e do representante do Conselho Regional de Farmácia, Wellington Barros da Silva.

Palestra

À tarde, o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Alfredo Dias, proferiu a palestra “Panorama da Adesão à terapia medicamentosa no Brasil e no mundo”.

Continuidade

O I Encontro de Farmácia prossegue nos dias 21 e 22 de janeiro, quando serão realizados os mini-cursos e apresentação de trabalhos científicos, além de outras palestras e mesas redondas (veja a programação no site do evento – clique aqui).

Integrantes da mesa, na cerimônia de abertura:

Profa. Dra. Adriana Andrade Carvalho (NFAR/UFS)

Prof. Dr. Angelo Roberto Antoniolli (Magnífico Reitor da UFS)

Prof. Dr. Mario Adriano dos Santos (Diretor do campus de Lagarto)

Prof. Dr. Giuliano Di Pietro (Coordenador do Núcleo de Farmácia do campus de Lagarto)

Discente Maria Taíres dos Santos (Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Farmácia)

Daniela Oliveira (Representante do Sindifarma)

Rosa de Lourdes (Presidente do CRF/SE)

Atualizado em: Seg, 20 de janeiro de 2014, 18:21