Seg, 20 de janeiro de 2014, 19:59

SiSU: Campus da Saúde atrai alunos para Lagarto
Trote e interação na fila das matrículas
Max Grossl: de Santa Catarina para Lagarto
Formada em matemática, Clésia busca área da saúde

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou hoje, segunda-feira (20), o segundo dia da pré-matrícula para os candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No campus de Lagarto, os acadêmicos receberam, com trotes e brincadeiras, os "pré-calouros", vindos de várias partes do Estado e do país.

Max Grossl Rodrigues veio de Santa Catarina, da pequena cidade Mafra, para estudar medicina. O método adotado pelo SiSU, que permite que o candidato escolha instituições de todo o país, levou o catarinense a optar pelo Campus da Saúde, de Lagarto – no sistema, o candidato escolhe a instituição e cidade de concorrência, de acordo com a nota de corte (pontuação mínima dentro das vagas), o que permite ter-se noção de onde será mais viável a aprovação.

Mas não foi só pela chance de aprovação que Max escolheu a UFS de Lagarto. Orientado pela família, o jovem observou que o campus é voltado para a área de saúde, sob a perspectiva da multiprofissionalidade. “Vimos que o campus é promissor: pelo que observamos, já tem até mestrado aprovado”, lembrou a mãe de Max, que o acompanhou à matrícula. O estudante, mesmo tendo escolhido a UFS como segunda opção, pretende ficar em Lagarto, mesmo que seja convocado em sua primeira opção, em Santa Catarina. “Acho que vou ficar aqui mesmo”, promete Max.

Clésia de Souza Jesus veio de mais perto para estudar em Lagarto – ela mora em Simão Dias (SE), há cerca de 26 quilômetros. Convocada para o curso de Nutrição, Clésia está bem perto de ser convocada em sua primeira opção, Enfermagem – caso desista mesmo de Nutrição, ela abre vaga para outro candidato classificado.

A sergipana está empolgada para estudar Enfermagem, mas ainda pretende buscar outra meta. Seu objetivo é cursar medicina, que não foi possível neste ano por não ter alcançado nota suficiente, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para disputar uma vaga no concorrido curso.

Embora planeje tentar novamente o vestibular para medicina, Clésia – que já é formada em matemática – até acredita que pode vir a se apaixonar pela enfermagem e desistir da busca pela área médica. "Tenho muita vontade de lidar diretamente no cuidado às pessoas, e eu imagino que a enfermagem possa me dar isso", vislumbra a estudante.

A pré-matrícula prossegue nesta terça-feira (21). A segunda chamada, para substituição dos faltosos na primeira convocação, será divulgada na data provável de 27 de janeiro.