Qui, 23 de janeiro de 2014, 10:01

Após três dias de atividades, I Encontro de Farmácia chega ao fim
A farmacêutica Thelma Onozato mediou a mesa redonda
Cláudio Moreira: empreendedorismo na área de manipulação de medicamentos
Marcos Rios, proprietário da EmpóRios da Saúde
Maria Taíres dos Santos, emocionada, elogiou empenho dos colegas
Professora Adriana Carvalho comemora I Encontro

Um evento marcante, participativo e que abre caminho para outros de grande porte na área de Farmácia. Este foi o sentimento de organizadores e participantes, ao final do I Encontro de Farmácia do Centro-Sul de Sergipe, realizado no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) de Lagarto, e encerrado na tarde desta quarta-feira (22).

Para Adriana Carvalho, professora do Núcleo de Farmácia da UFS/Lagarto, e uma das organizadoras, o Encontro foi resultado da união entre docentes, servidores e estudantes. “Este evento mostrou que, quando nos unimos, podemos alcançar nossos objetivos; devemos levar o exemplo para a nossa profissão, aumentar a união da categoria farmacêutica”, explica Adriana.

Os alunos participaram diretamente do planejamento e da organização. A coordenadora geral do Centro Acadêmico de Farmácia, Maria Taíres dos Santos, elogiou o empenho do CA e comemorou o resultado do Encontro, principalmente por auxiliar os discentes em relação à atuação profissional. “A área de farmácia é muito ampla”, explica Taíres, “então um evento como este ajuda bastante para que o estudante conheça as ‘múltiplas faces’ do profissional farmacêutico, como diz o tema, se identifique com uma dessas faces e defenda a profissão”.

No terceiro e último dia do evento, aconteceram três mini-cursos pela manhã, sendo um deles realizado no campus de Lagarto - "Coleta sanguínea", aplicado pela mestra Adriana de Oliveira Guimarães, coordenadora técnica e científica do UNITLab. - e os outros dois, no polo da UAB/UFS: "Análise e exames laboratoriais/teste de grupo sanguíneo", ministrado pela professora mestra Rossana Maria Cahino Pereira, do Núcleo de Farmácia da UFS de Lagarto (NFAR/UFS), e "Farmacotécnica/manipulação de medicamentos", ministrado pela mestra Edisleide Santos da Silva, também do NFAR.

À tarde, a pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS/UFS), Izadora Menezes, proferiu a palestra "Habilidades de comunicação farmacêutica". Em seguida, realizou-se uma mesa redonda, com o tema "Empreendedorismo: os desafios do novo milênio", com a participação da mestra Thelma Onozato, farmacêutica do NFAR, de Marcos Rios, dono da farmácia EmpóRios da Saúde, e do doutor Cláudio Moreira de Lima, proprietário da farmácia de manipulação Fármacos.

Encerramento

A cerimônia de encerramento do I Encontro de Farmácia teve a ampla presença de participantes, organizadores e palestrantes, coquetel e sorteio de brindes (veja fotos, no Flickr oficial da UFS/Lagarto). Para a organização, o sucesso do primeiro encontro foi o primeiro passo para planejar o segundo encontro de Farmácia no próximo ano.

Atualizado em: Qui, 23 de janeiro de 2014, 11:33