Seg, 03 de fevereiro de 2014, 10:53

Oficina de habilidades em saúde tem início no campus de Lagarto

Teve início hoje, segunda-feira (03), a II Oficina de Habilidades e Atitudes em Saúde, no campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento é organizado pelo Núcleo de Educação em Saúde, e prossegue até a próxima sexta-feira. As atividades da Oficina são realizadas pelos alunos do primeiro ciclo do Núcleo, oriundos dos diversos cursos da área de saúde do campus de Lagarto (fotos no Fickr da UFS/Lagarto).

Três estandes oferecem serviços e orientações à comunidade, relacionados à vida saudável e a atitudes diante de situações imprevistas.. No espaço de suporte básico à vida, os estudantes orientam sobre noções de primeiros socorros, demonstrando práticas de reanimação cardiopulmonar e como reagir diante de engasgo e convulsão. Nos espaços de medidas antropométricas e verificação de sinais vitais, os discentes conferem as informações dadas pelo corpo a respeito da saúde do paciente: altura, peso, pressão arterial, frequência dos batimentos cardíacos, temperatura etc.

O objetivo da Oficina, para o professor Fabrício Menezes, um dos organizadores, é "estabelecer um elo mais forte da universidade com a comunidade, além de ser mais um espaço para os estudantes poderem atuar, colocar em prática suas habilidades desenvolvidas anualmente".

A Educação em Saúde é uma etapa dos cursos do campus de Lagarto, em que os alunos dos diversos cursos têm uma base comum que antecede à formação específica de cada área. Atividades como a Oficina de habilidades é, para Fabrício Menezes, o "fechamento com chave de ouro" para os ciclos da Educação em Saúde.

Atualizado em: Seg, 03 de fevereiro de 2014, 10:56