A Divisão Pedagógica (DIPE) do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho pensou neste espaço para disponibilizar a comunidade acadêmica, em particular, os docentes, algumas referências sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem adotadas no campus. Ainda, pretende apresentar o Programa de Formação Docente que tem sido desenvolvido pela DIPE em conjunto com a Comissão de Formação Docente, e que tem oportunizado, quer seja na forma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou presencial, a discussão permanente das práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A seguir, organizados por temas e subtemas, é possível acessar algumas sugestões de artigos, livros e links e, logo em seguida, o projeto do Programa de Formação Docente. Sejam todos bem-vindos!
1. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA):
Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem
Implantação de um curso de Fisioterapia baseado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde debates atuais
2. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP:
2.1. A metodologia da ABP:
ABP numa tessitura interdisciplinar
Sinais da Erosão - ABP Maastricht
2.2. Espaço de aprendizagem: TUTORIAL
O professor-tutor no processo formativo médico
Reflexões sobre o processo tutorial na ABP
2.2.1. A construção de situações-problema:
Uma ferramenta para gerenciamento dos problema
3. Espaço de aprendizagem: HABILIDADES E ATITUDES EM SAÚDE
O Ensino de habilidades e atitudes - um relato de experiências
O Laboratório de habilidades na formação médica
4. Currículo e competências:
Currículo baseado em competências
5. Problematização:
A problematização e a ABP - diferentes termos ou diferentes caminhos
Ensino por descoberta problematização e PBL
Problematização - Avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem
6. Outras metodologias ativas de ensino-aprendizagem:
Aprendizagem baseada em equipes – TBL - da teoria à prática
POGIL 01 - Atividade Introdutória
POGIL - Instructor’s Guide to Process-Oriented Guided-Inquiry Learning
7. Avaliação do processo ensino-aprendizagem:
Avaliação do estudante - aspectos gerais
Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde
Avaliação formativa em sessão tutorial Concepções e dificuldades
Desafios na Formação Medica contribuição da avaliação
8. Programa de Formação Docente:
Programa de Formação Docente - 2ª Etapa
9. Fórum de Formação Docente
Sugestões de livros:
ARAÚJO, Ulisses F; SASTRE, Genoveva (Org.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009. 236 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Orgs.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Editora Senac, 2004.
RIBEIRO, Luis Roberto de C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL):: uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2008. 151 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo, SP: Phorte, 2010. 239 p. (Disponível na biblioteca UFS/Lagarto);
.