Ter, 29 de março de 2016, 12:03

UFS de Lagarto promove mais um Fórum Docente para discutir metodologia do Campus
UFS de Lagarto promove mais um Fórum Docente para discutir metodologia do Campus
Vera Carneiro, pedagoga do Campus de Lagarto
Vera Carneiro, pedagoga do Campus de Lagarto
IV Fórum de Formação Docente
IV Fórum de Formação Docente
IV Fórum de Formação Docente
IV Fórum de Formação Docente


Foi realizada nesta terça-feira, 29, a quarta edição do Fórum de Formação Docente do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, que aconteceu no miniauditório da Biblioteca do Campus, é atividade presencial da segunda etapa do Programa de Formação Docente, atividade continuada que visa ao aperfeiçoamento da prática didático-pedagógica em metodologias ativas de ensino-aprendizagem.


Esta edição teve como tema “Entendendo a Prática de Módulo”, objetivando discutir um dos espaços metodológicos do modelo pedagógico do Campus. “No Programa de Formação Docente discutimos cada um desses espaços de aprendizagem, como os Tutoriais, as Práticas de Ensino na Comunidade (PEC), Habilidades e Práticas de Módulo, que são o tema desta etapa”, explica a pedagoga e chefe da Divisão Pedagógica do Campus, Vera Carneiro. “Estamos encerrando, no Fórum, a discussão iniciada no ambiente virtual”, pontua.


O Campus da UFS de Lagarto utiliza um modelo pedagógico inovador, que requer treinamento específico para seus professores e formação constante. Segundo a pedagoga Vera Carneiro, é imprescindível a participação de todo o corpo docente no Programa. “O professor que teve uma formação em bacharelado não tem, a rigor, formação pedagógica na sua trajetória de graduação”, alerta Vera. “Portanto, nosso maior desafio é envolver o maior número de docentes”, reforça.


O Fórum é organizado pela Comissão de Formação Docente, com o suporte da equipe da Divisão Pedagógica do Campus.


Programa de Formação Docente


O Programa funciona na modalidade semi-presencial, tendo os fóruns como etapas presenciais, completado por discussões temáticas no ambiente virtual.


O Campus de Lagarto, acompanhando a evolução pedagógica, utiliza os princípios que fundamentam as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, para elaboração de sua proposta pedagógica. Em todos os cursos ofertados, as estratégias metodológicas utilizadas são ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), Problematização.


Essa concepção pedagógica preconiza a ideia de uma educação que contribua para formar indivíduos de forma integral, considerando não apenas os aspectos cognitivos, mas todos aqueles presentes no contexto em que os mesmos estão inseridos.


Neste contexto, o Programa de Formação Docente tem entre suas finalidades oferecer aos participantes possibilidades de formação continuada através de estudos acerca da referida temática, buscando melhor compreensão e sistematização de conhecimentos para aperfeiçoamento de suas práticas.


Marcilio Costa


Jornalista – UFS/Lagarto


comunica.lag@ufs.br



Notícias UFS