Na próxima sexta-feira, 13, a pesquisadora norte-americana Elizabeth Hordge-Freeman, professora doutora da University of South Florida, irá ministrar no Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a palestra “A cor do amor: socialização racial e afeição em famílias brasileiras”.
A palestra é o primeiro evento internacional do Nutesc (Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva) e acontecerá na Sala de Cinema do prédio da Vivência, das 9h30 às 12h. Não há taxa de inscrição, entretanto, é solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível - as doações serão encaminhadas à Associação Folclórica de Lagarto, através do Grupo "Parafusos".
Em seu estudo, que envolveu a observação de dez famílias nucleares e entrevista com 116 afro-brasileiros, Hordge-Freeman examina o papel complexo e contraditório da socialização racial na reprodução e resistência à desigualdade racial.
O debate será mediado por Roberto Lacerda, professor da UFS/Lagarto, e as inscrições poderão ser feitas no local - os participantes receberão certificados posteriormente via SIGAA ou na secretaria do Departamento de Educação em Saúde.
Programação
9h30 - Sessão de abertura;
9h40 - Apresentação cultural: grupo folclórico “Parafusos” (Lagarto);
10h - Palestra “The color of love” (Dra. Elizabeth Hordge-Freeman);
10h50 - Intervalo musical: Natália e Samuel (alunos do 1º Ciclo da UFS);
11h - Debate (Prof. Me. Roberto Lacerda);
11h50 - Encerramento.
Nutesc
O Nutesc foi criado por professores do Campus de Lagarto em 2015, propondo desenvolver pesquisas que possam subsidiar o debate e as tomadas de decisão no âmbito da saúde coletiva no Brasil e tem o caráter da criticidade das políticas públicas de saúde a partir de uma fundamentação teórica transdisciplinar baseada nas ciências da saúde, nas ciências humanas e nas sociais.
Marcilio Costa
Jornalista – UFS/Lagarto
comunica.lag@ufs.br