Qua, 31 de agosto de 2016, 22:00

Biblioteca de Lagarto apresenta serviços na Semana de Acolhimento
Equipe convocou calouros a assumirem 'um relacionamento sério com a Biblioteca'

A Semana de Acolhimento, iniciada na última segunda-feira, 29, segue sua programação de recepção aos novos discentes do Campus de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na tarde desta terça-feira, 30, os calouros conheceram os serviços oferecidos pela Biblioteca de Lagarto (Bilag), em apresentação realizada pelos servidores do setor.

Com o mote “Em um relacionamento sério com a Biblioteca”, a equipe da Bilag buscou reforçar nos discentes o interesse nos estudos e na pesquisa. Segundo a diretora da Biblioteca, Barbara Barcellos, o objetivo é estimular os alunos na busca pela qualidade na formação acadêmica, com adequação ao ambiente de estudos. “A Bilag dispõe de diversos serviços para os acadêmicos, que podem usufruí-los assumindo um compromisso de urbanidade em nosso espaço, ressaltando a importância do silêncio nas áreas de estudo e do cumprimento das normas e regulamentos”, assinala a bibliotecária.

Bárbara destaca ainda que o método de ensino adotado pelo Campus exige certa autonomia dos estudantes. “A Bilag dispõe de diversos serviços, além de oferecer minicursos e treinamentos voltados para a pesquisa e elaboração de trabalho acadêmico”, explica a servidora. “O nosso papel é orientá-los e capacitá-los na busca por informação”, conclui.

Equipe da Bilag, respectivamente: Glislaine Amaral, Barbara Barcellos e Nilson Andrade

Participaram da apresentação, além da diretora da Biblioteca, o transcritor do sistema Braile, Nilson Andrade, a servidora Glislaine Amaral, responsável pelo Programa Ampliado de Livros, Textos e Materiais de Instrução (Paltex). O programa apresentado por Glislaine tem o objetivo de oferecer livros e materiais acessíveis aos discentes da área de saúde. Nilson, por sua vez, abordou a importância da transcrição de Braile para os estudantes com deficiência visual e para o deficiente que pretende ingressar no ensino superior.

BILAG

A Biblioteca de Lagarto tem como missão gerenciar, disponibilizar e disseminar informação para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Busca, ainda, prover infraestrutura bibliográfica para o ensino, a pesquisa e a extensão, de modo que atenda as demandas informacionais de toda a comunidade acadêmica.

Pessoal

A Biblioteca conta com uma equipe formada por 4 bibliotecários, um transcritor de braile, uma tradutora e intérprete de libras e 9 assistentes técnico-administrativos.

Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta-feira, a Bilag atende das 7h10 às 18h50. Aos sábados, está aberta ao público das 7h10 às 12h50.

Infraestrutura

Em uma área de 3.800 metros quadrados, a Biblioteca possui: miniauditório; acesso digital; salas de acessibilidade, de Tecnologia da Informação e de atendimento ao leitor; 12 salas de estudos em grupo, e o setor do Paltex (Programas ampliado de livros, textos e materiais de instrução).

Acervo

Com predomínio dos livros na área da saúde, a Bilag dispõe de 1.847 títulos e 13.527 exemplares.

Empréstimo

O estudante de graduação tem direito a fazer empréstimo de até 5 livros, ficando com eles por 10 dias, podendo renovar o empréstimo por, no máximo, 8 vezes. Para os estudantes de pós-graduação, o prazo de devolução é de 20 dias, já os professores podem ficar com os livros por até 30 dias.

Gerenciamento eletrônico

O sistema de gerenciamento eletrônico usado pela Biblioteca de Lagarto é o Pergamum, através do qual os usuários podem consultar, renovar e reservar publicações.

Clique aqui para acessar

Site

Para buscar informações quanto ao acesso em bases de dados, multas, regimentos e regulamento da Biblioteca, o usuário deve acessar a página Bibliotecas da UFS.

Já as informações básicas sobre a Bilag podem ser encontradas na página oficial do Campus (lagarto.ufs.br), clicando no menu Direção Geral e, em seguida, na opção Biblioteca de Lagarto (o link será direcionado para esta página).

Marcilio Costa

Jornalista - UFS/Lagarto