Seg, 26 de setembro de 2016, 12:03

Fórum de Saúde da Pessoa Trans realizará sua segunda edição
Inscrições para apresentação de trabalhos vão até 29/09; para participar como ouvinte, até 14/10

Será realizado, nos dias 20 e 21 de outubro, o segundo Fórum de Saúde Integral da Pessoa Trans, cujo tema para esta edição é “a emergência das mudanças sociais e adequação dos serviços de saúde”. O evento, que integra a programação da Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (UFS), acontecerá no Cinemetrópole, prédio da Vivência do Campus de Lagarto – confira a programação ao final da matéria.

Submissão de trabalhos (inscrições e normas): clique aqui.

Participação como ouvinte: clique aqui)

A novidade nesta segunda edição é que haverá também a apresentação de trabalhos, cujas inscrições vão até o dia 29/09. As inscrições para participar como ouvinte, abertas a estudantes e professores da UFS e comunidade em geral, acontecem até o dia 14/10, através da plataforma Sigaa (link acima).

O Fórum é um encontro proposto pelo projeto de extensão Ambulatório Trans, idealizado pelo Departamento de Fonoaudiologia da UFS/Lagarto, mas que reúne outras áreas da saúde. O objetivo do projeto é provocar, no meio acadêmico, discussões sobre identidade de gênero e o acesso da população Trans aos serviços de saúde – a iniciativa surgiu a partir de debates com grupos transexuais e travestis, que reclamavam do preconceito e dificuldades em atendimentos no sistema público de saúde.

Na segunda edição, as mesas intersetoriais serão compostas pelas áreas de educação, saúde e direito, na perspectiva das necessidades da pessoa trans. A saúde terá foco maior e a discussão auxiliará na implantação do ambulatório para atendimento integral à pessoa trans no Hospital Regional de Lagarto.

20/10/2016

8h30 - Mesa de Abertura

9h30 - Saúde LGBT: direitos conquistados e desafios a serem superados

11h30 - Silicone industrial: será que vale a pena arriscar?

12h30 - Almoço

14h – Mesa: Educação Trans

15h45 - Intervalo

16h - Organização dos Serviços de Saúde: O ambulatório trans de Lagarto

17h30 - Apresentação de Trabalhos

21/10/2016

8h30 - Direitos consolidados: “meu nome sou eu!”

10h - Hormonização: necessidades estéticas e impactos na saúde

11h30 - Apresentação de Trabalhos

12h - Almoço

14h - Saúde do Homem Trans

15h45 - Intervalo

16h - Saúde da Mulher Trans

17h30 - Apresentação de Trabalhos

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a organização através do e-mail fonoufslagarto@gmail.com.

Atualizado em: Seg, 26 de setembro de 2016, 12:40