UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos A Universidade Federal de Sergipe adquiriu mais duas coleções de livros eletrônicos (e-books) totalizando um investimento de cerca de R$ 245 mil em 697 títulos (e não 600, como informado anteriormente). A novidade é que as coleções são em português. A aquisição foi requisitada pela direção do campus de Lagarto para atender a área de saúde de toda a universidade.
Os títulos dividem-se em duas coleções: uma da Editora Atheneu, especializada em todas as áreas da saúde, e a outras da Ovid, editora de referência com foco em Medicina. A UFS já possui uma coleção da Editora Springer (em inglês) com 3.471 títulos, distribuídos em diversas áreas, como ciências biomédicas e biologia, engenharia e ciências da computação. Agora, os alunos dispõem de 4.168 títulos de livros digitais.
De acordo com o diretor do campus de Lagarto Mário Adriano, a maior vantagem dos livros digitais é a portabilidade. Além disso, um mesmo exemplar poder ser usado por vários alunos ao mesmo tempo. “A ideia é que a biblioteca acompanhe o aluno aonde ele for”, diz.
Para ter acesso aos títulos nas áreas internas dos campi da UFS, basta ir até a página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) no WWW.posgrap.ufs.br e clicar no link e-books (na barra horizontal) para se chegar ao ‘Portal da Pesquisa’. Para ir direto ao site acesse o www.portaldapesquisa.com.br/
Já o acesso da parte externa da universidade por enquanto só está disponível para os alunos da pós-graduação e para os bolsistas de projetos de iniciação científica. Entretanto, de acordo com o coordenador da Pós-Graduação (COPGD) Arie Fitzgerald Blank, o Centro de Processamento de Dados (CPD) está trabalhando para que todos os alunos tenham o acesso além dos espaços da instituição.
Até lá, a empresa ‘Dot.lib’ - provedor de conteúdo acadêmico online responsável pelas coleções da UFS - disponibilizou à Biblioteca Central (Bicen) algumas senhas. A distribuição visa a facilitar principalmente o acesso dos estudantes do campus de Lagarto, uma vez que lá ainda não tem uma base do CPD. “Será discutida com a diretoria da Bicen uma forma de distribuir essas senhas, objetivando beneficiar todos os alunos da universidade”, diz o professor Mário Adriano.
Sobre o e-book
A palavra e-book é uma abreviação de "eletronic book" ou "livro eletrônico". A única diferença em relação aos livros tradicionais é que eles se encontram em formato digital e não em papel, podendo ser lidos na tela de um computador, de aparelhos chamados e-book Reader ou mesmo impressos em papel comum.
Ascom
UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos
Atualizado em: Qua, 11 de maio de 2011, 11:12
Notícias UFS
Fim de ano
Retrospectiva: confira o que foi destaque na Universidade Federal de Sergipe em 2024
UFS reafirma relevância da única universidade pública do estado de Sergipe
Balanço
Retrospectiva: campus Lagarto celebra avanços de 2024
Ano foi de conquistas, consolidações e mudanças
Mérito
Projeto do Codap vence prêmio nacional em congresso de música
A pesquisa premiada explora as composições do músico sergipano Ceciliano Avelino da Cruz na Aracaju do início do século XX
Ação natalina
Progep realiza momento de confraternização com Feirinha de Natal na UFS
Evento conta com venda de artesanatos, comidas típicas e outros produtos elaborados por servidores, terceirizados e membros da comunidade externa
Natal e Ano Novo
UFS estabelece horário especial de funcionamento dos campi durante recesso de fim do ano
Os campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Nossa Senhora da Glória funcionarão das 7h às 13h como medida de racionalização