Sex, 19 de novembro de 2010, 07:05

UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos

UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos A Universidade Federal de Sergipe adquiriu mais duas coleções de livros eletrônicos (e-books) totalizando um investimento de cerca de R$ 245 mil em 697 títulos (e não 600, como informado anteriormente). A novidade é que as coleções são em português. A aquisição foi requisitada pela direção do campus de Lagarto para atender a área de saúde de toda a universidade.

Os títulos dividem-se em duas coleções: uma da Editora Atheneu, especializada em todas as áreas da saúde, e a outras da Ovid, editora de referência com foco em Medicina. A UFS já possui uma coleção da Editora Springer (em inglês) com 3.471 títulos, distribuídos em diversas áreas, como ciências biomédicas e biologia, engenharia e ciências da computação. Agora, os alunos dispõem de 4.168 títulos de livros digitais.

De acordo com o diretor do campus de Lagarto Mário Adriano, a maior vantagem dos livros digitais é a portabilidade. Além disso, um mesmo exemplar poder ser usado por vários alunos ao mesmo tempo. “A ideia é que a biblioteca acompanhe o aluno aonde ele for”, diz.

Para ter acesso aos títulos nas áreas internas dos campi da UFS, basta ir até a página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) no WWW.posgrap.ufs.br e clicar no link e-books (na barra horizontal) para se chegar ao ‘Portal da Pesquisa’. Para ir direto ao site acesse o www.portaldapesquisa.com.br/ufs ou clique aqui.

Já o acesso da parte externa da universidade por enquanto só está disponível para os alunos da pós-graduação e para os bolsistas de projetos de iniciação científica. Entretanto, de acordo com o coordenador da Pós-Graduação (COPGD) Arie Fitzgerald Blank, o Centro de Processamento de Dados (CPD) está trabalhando para que todos os alunos tenham o acesso além dos espaços da instituição.

Até lá, a empresa ‘Dot.lib’ - provedor de conteúdo acadêmico online responsável pelas coleções da UFS - disponibilizou à Biblioteca Central (Bicen) algumas senhas. A distribuição visa a facilitar principalmente o acesso dos estudantes do campus de Lagarto, uma vez que lá ainda não tem uma base do CPD. “Será discutida com a diretoria da Bicen uma forma de distribuir essas senhas, objetivando beneficiar todos os alunos da universidade”, diz o professor Mário Adriano.

Sobre o e-book

A palavra e-book é uma abreviação de "eletronic book" ou "livro eletrônico". A única diferença em relação aos livros tradicionais é que eles se encontram em formato digital e não em papel, podendo ser lidos na tela de um computador, de aparelhos chamados e-book Reader ou mesmo impressos em papel comum.

Atualizado em: Qua, 11 de maio de 2011, 11:12