UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos A Universidade Federal de Sergipe adquiriu mais duas coleções de livros eletrônicos (e-books) totalizando um investimento de cerca de R$ 245 mil em 697 títulos (e não 600, como informado anteriormente). A novidade é que as coleções são em português. A aquisição foi requisitada pela direção do campus de Lagarto para atender a área de saúde de toda a universidade.
Os títulos dividem-se em duas coleções: uma da Editora Atheneu, especializada em todas as áreas da saúde, e a outras da Ovid, editora de referência com foco em Medicina. A UFS já possui uma coleção da Editora Springer (em inglês) com 3.471 títulos, distribuídos em diversas áreas, como ciências biomédicas e biologia, engenharia e ciências da computação. Agora, os alunos dispõem de 4.168 títulos de livros digitais.
De acordo com o diretor do campus de Lagarto Mário Adriano, a maior vantagem dos livros digitais é a portabilidade. Além disso, um mesmo exemplar poder ser usado por vários alunos ao mesmo tempo. “A ideia é que a biblioteca acompanhe o aluno aonde ele for”, diz.
Para ter acesso aos títulos nas áreas internas dos campi da UFS, basta ir até a página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) no WWW.posgrap.ufs.br e clicar no link e-books (na barra horizontal) para se chegar ao ‘Portal da Pesquisa’. Para ir direto ao site acesse o www.portaldapesquisa.com.br/
Já o acesso da parte externa da universidade por enquanto só está disponível para os alunos da pós-graduação e para os bolsistas de projetos de iniciação científica. Entretanto, de acordo com o coordenador da Pós-Graduação (COPGD) Arie Fitzgerald Blank, o Centro de Processamento de Dados (CPD) está trabalhando para que todos os alunos tenham o acesso além dos espaços da instituição.
Até lá, a empresa ‘Dot.lib’ - provedor de conteúdo acadêmico online responsável pelas coleções da UFS - disponibilizou à Biblioteca Central (Bicen) algumas senhas. A distribuição visa a facilitar principalmente o acesso dos estudantes do campus de Lagarto, uma vez que lá ainda não tem uma base do CPD. “Será discutida com a diretoria da Bicen uma forma de distribuir essas senhas, objetivando beneficiar todos os alunos da universidade”, diz o professor Mário Adriano.
Sobre o e-book
A palavra e-book é uma abreviação de "eletronic book" ou "livro eletrônico". A única diferença em relação aos livros tradicionais é que eles se encontram em formato digital e não em papel, podendo ser lidos na tela de um computador, de aparelhos chamados e-book Reader ou mesmo impressos em papel comum.
Ascom
UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos
UFS adquire mais duas coleções de livros eletrônicos
Atualizado em: Qua, 11 de maio de 2011, 11:12
Notícias UFS
Eleições
Nota de esclarecimento sobre recomendação do MEC ao processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor da UFS
Instituição cumprirá a determinação do MEC/CGGG da forma mais célere possível, visando a agilidade na apreciação das listas tríplices
Graduação
UFS convoca candidatos excedentes para matrícula no curso de Educação Escolar Quilombola
Procedimento deve ser realizado por meio do Portal do Ingresso, no período de 20 a 24 de fevereiro
Esporte
Futebol Feminino na UFS abre inscrições para alunas interessadas na modalidade
Projeto de extensão oferece 30 vagas gratuitas para discentes da universidade
Inclusão
Evento relembra trajetória do Ambulatório Trans e capacita profissionais de Saúde
Encontro segue até a sexta-feira (21)
Investimento
Projeto da UFS para preservação de acervos históricos escolares é aprovado pela Finep
Mais de R$ 2 milhões serão destinados à recuperação e difusão de documentos de acervos custodiados por cinco centros de memória