O Campus Professor Antonio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto firmaram no dia último dia 9 parceria visando encaminhar estudantes que necessitem de atendimento psquiátrico. Os alunos são direcionados para o Centro de Especialidades Médicas , localizado na avenida Contorno, 1155, em Lagarto.
"Aqui em Lagarto temos uma realidade bem peculiar: grande parte dos nossos alunos vivem longe dos seus familiares, além de termos uma metodologia de ensino diferente que pode impactar também nesse processo de adaptação", relata a Diretora Geral do Campus de Lagarto, Prof. Dra. Adriana Carvalho. Com essa parceria, afirma a diretora, hoje será possível que os alunos possam ser encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas do município de Lagarto para atendimento com o psiquiatra da rede.
Além dos atendimentos psicopedagógicos, o Campus de Lagarto lança outras estratégias para melhor receber esses alunos, que vai desde os primeiros contatos durante Semana de Acolhimento quanto no decorrer de todo o ano com o projeto "Adaptação à Vida Universitária".
"Esperamos que nossos alunos possam ter uma formação saudável e exemplar, lembrando sempre em se preocupar em sua saúde em primeiro lugar",afirma a Diretora do Campus.

Dipe e DAE
Para auxilar os universitários , o Campus oferta no Bloco Departamental atendimento. A Divisão de Assistência Estudantil (DAE) possui dois psicólogos que prestam atendimento a comunidade acadêmica. Em 2016, segundo informações da DAE, foram realizados 362 atendimentos psicológicos individuais.
Para o chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), Nicolai Ribeiro, o setor busca continuamente o desenvolvimento de ações que tornem o serviço mais amplo e dinâmico. “Para isso, temos uma equipe qualificada e comprometida com o bem estar do discente e com a constante melhoria dos nossos serviços", afirma.
A Divisão Pedagógica (DIPE) possui duas pedagogas que também prestam atendimentos aos alunos com dificuldades, especialmente após encaminhamento do atendimento psicológico.

Atendimento psicológico
Como forma de tentar minimizar esse impacto, o Campus de Lagarto possui estratégias que visam atender demandas tanto individuais quanto aquelas encaminhadas pelo docente. O serviço de psicologia do Campus realiza triagem, por meio de avaliação, e inicia o atendimento. Se necessário, há o acompanhamento nos núcleos da residência universitária.
“Juntamente com as assistentes sociais,no qual a gente acompanha o desenvolvimento desses alunos nas residências dando suporte para as questões cotidianas, a gente faz esse acompanhamento através de reuniões e visitas”, explica um dois psicólogos do campus de Lagarto, Gutiere Cardoso.
De acordo com a psicóloga Jéssica July Dantas Santos, o atendimento está estruturado em níveis pontual, sistemático e encaminhamento.
No primeiro, explica a psicóloga, trata-se de casos simples, em que se constata que o estudante demanda apenas apoio psicológico. No sistemático, o aluno é orientado a comparecer semanalmente por um tempo determinado, de acordo com a situação. Já no nível de encaminhamento, ao se verificar que atendimento extrapola o acompanhamento dos psicólogos, encaminha-se o estudante para buscar ajuda psiquiátrica no Centro de Especialidades Médicas.
Na sala de atendimento, o aluno pode obter a Cartilha de Valorização a Vida (CVV). Há cartazes afixados pelo Campus com os telefones de contato da CVV, caso o estudante deseje atendimento.