Qui, 30 de março de 2017, 18:32

Presidente da Ebserh visita Campus e Hospital Universitário de Lagarto
Empresa administra atualmente 39 hospitais universitários federais

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais, visitou na quinta-feira, 30, o Campus Universitário Professor Antonio Garcia Filho, em Lagarto. Acompanharam o presidente, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Roberto Antoniolli, a diretora geral do campus de Lagarto, a professora Adriana Carvalho e o Superintendente da Ebserh em Lagarto, professor Valter Santana

No campus, o presidente da Ebserh e a comitiva foram recepcionados com almoço e em seguida conheceram o Centro de Vivência e o Centro de Simulações e Práticas, onde viram as instalações do prédio em que funcionarão laboratórios, consultórios, sala com piscina para sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.

Após a visita ao campus, o presidente foi ao Hospital Regional de Lagarto. Lá, a visita foi conduzida pelo superintendente da Ebserh em Lagarto, Valter Santana. À imprensa, Kleber Morais informou que as primeiras convocações devem acontecer em setembro de 2017. O presidente comentou a transição de gestão da Fundação Hospitalar de Saúde para Ebserh. “O objetivo é resolver a situação sem conflitos. Nós sabemos que o HRL tem servidores dedicados, comprometidos. Vamos manter a transparência e trabalhar em parceria com o estado para que não haja prejuízos de nenhuma natureza”, declarou.

Diretora do Campus de Lagarto, Adriana Carvalho e presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Estreitar os relacionamentos

Para o reitor da UFS, "esta visita tem por finalidade estreitar e fortalecer os relacionamentos da nossa universidade federal com a Ebserh". Angelou explicou que Hospital Universitário é um espaço que reúne profissionais da área da saúde de diversas formações. "Quem ganha com isso? Ganha a universidade porque ela passa agora a ter um espaço de estágio e de formação dos novos profissionais da área da saúde, sejam eles médicos ou não médicos", ressaltou.

O reitor afirmou que o Hospital Universitário deve acomodar esta diversidade na formação desses profissionais. "Quem fundamentalmente ganha é a sociedade lagartense. É a circunvizinhança daqui de Lagarto, da região Centro-Sul, que ganha um Hospital Universitário com tamanha competência", declarou.

Angelo disse ainda que há um déficit muito grande de serviços prestados da universidade para a sociedade. "Venceremos esta adversidade com os serviços especializados e com a presença e o fortalecimento da Universidade Federal de Sergipe".

Da esquerda para direita: reitor Angelo Antoniolli, presidente da Ebserh, Kleber Morais e Valter Santana (Ebserh Lagarto)

Facilitar o entendimento

De acordo com Valter Santana, foi um momento em que se pode mostrar todo o planejamento e toda a estrutura e facilitar o entendimento do presidente da Ebserh das necessidades da realidade de Lagarto.

“Estamos no último período de transição com o estado para assumir e é o momento em que todos devem ter o melhor entendimento do hospital para que as ações possam casar com as nossas necessidades”, disse o superintendente.

Interação entre o campus e o Hospital Universitário

Para a diretora geral, Adriana Carvalho, a presença do presidente da Ebserh ajuda a fortalecer a interação entre o campus e o Hospital Universitário. “O HUL existe porque o campus existe e juntos poderemos oferecer serviços de qualidade para a comunidade da região Centro-Sul de Sergipe”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do campus de Lagarto

Email: comunica.lag@ufs.br