Ter, 30 de maio de 2017, 13:51

Oficina de Habilidades e Atitudes movimenta Centro de Vivência
Evento é aberto ao público e é de graça

A Oficina de Habilidades e Atitudes em Saúde no Centro de Vivência do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho começou nesta segunda, 29, segue nos dias 1º e 2/06. É a quinta edição do Evento,gratuito e aberto ao público, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Os visitantes vão ter a oportunidade de receberem informações sobre exame físico, primeiros socorros, medidas antropométricas, sinais vitais, noções de medicamentos, alimentação saudável, segurança do paciente. Materiais informativos como cartazes, folhetos pôsteres, materiais para aferição das medidas e sinais vitais etão disponíveis.

Habilidades e atitudes

O módulo de Habilidades e Atitudes em Saúde é uma atividade proposta para os estudantes do primeiro ano dos cursos do Campus e visa desenvolver atitudes, habilidades e competências cognitivas (saber), afetivas (saber ser e conviver) e psicomotoras (saber fazer).

As habilidades compreendem destrezas clínicas, de comunicação, de raciocínio crítico e de pró-atividade sobre o próprio aprendizado (educação continuada). As competências envolvem a capacidade de mobilizar integradamente recursos para a resolução de uma situação problema. As atitudes abrangem a postura, a ética e os valores que os profissionais de saúde assumem no contato com pacientes, familiares e demais profissionais.

Confira algumas fotos da movimentação da manhã desta terça-feira, 30/05, segundo dia do evento:

Orientações sobre higienização de alimentos:Olhar se há presença de fungos no tomate. Observar se as folhas do alface estão pretas Ler o rótulo da água sanitária para saber se é possível usá-la para limpeza dos alimentos e como colocá-los na geladeira.

Na mesma tenda,há dicas de descarte: informações de como descartar o lixo adequadamente de acordo com o material: vermelho(plástico), verde (vidro), azul (papel), amarelo(metal), orgânico (marrom), cinza (não reciclável), radioativo (roxo), preto (madeira), branca (hospitalar), laranja( resíduos perigosos como pilha e baterias).

Alunos orientam como descartar corretamente. Ao lado, cartaz com informações de tempo de decomposição de alguns materiais

Na tenda de primeiros socorros, os visitantes podem aprender a como realizar procedimentos em caso de picada de animais peçonhentos, de queimadura, fraturas e intoxicação. Por execmplo, se o dente cair, é possível usar leite ou soro para mantê-lo hidratado.

Saber que no corpo humano tem 206 ossos e como fazer nos casos de quebrar um dedo da mão, um braço ou uma perna, ou que fazer se um dedo da mão sair do lugar. para queimaduras, o que é recomendável botar em cima, por exemplo, não se deve colocar creme dental e nem manteiga.Cuidados com as plantas comigo-niguém-pode, copo-de-leite e pinhão-roxo e como agir no caso de intoxicação com produtos químicos como desinfetantes e água sanitária.

A ingestão da Comigo-ninguém-pode provoca irritação, vômito, inchaço. Estes sintomas podem aparecer se a copo-de-leite for ingerida ou cheirada. Vômitos e convulsão podem acontecer para quem ingerir as folhas e os frutos do pinhão-roxo
Demonstração de como fazer imobilização de dedo fraturado com materiais como palito de picolé, fita crepe, durex, papelão
Orientações sobre fraturas, luxações e entorses
Atualizado em: Qui, 01 de junho de 2017, 20:45