O 2º Mutirão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi realizado nesta quarta-feira, 31, em todo o Brasil. O objetivo foi reduzir a demanda nos locais habituais de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar ações educativas para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Neste ano o evento foi realizado em diversos pontos da cidade de Lagarto, com varias ações nos turnos da manhã e da tarde e teve a participação de alunos de graduação, residentes e profissionais de saúde.
Participaram desta ação 295 alunos de graduação, 28 residentes e 18 preceptores, os quais atuaram de forma conjunta e integrada. No total, 586 pacientes foram beneficiados, obtendo um total de 943 atendimentos de Educação em Saúde, 832 consultas e 111 exames.
A Diretora Geral do Campus, Profa. Dra. Adriana Carvalho emitiu nota de agradecimento a todos os envolvidos na organização do Mutirão. "O nome mutirão já deixa claro: ação conjunta. Esse evento só foi possível graças a integração entre a EBSERH, a UFS/Lagarto e a Prefeitura Municipal de Lagarto. Eu só tenho o que agradecer aos meus professores, alunos e servidores que se envolveram nessa ação. Bem como a Prefeitura de Lagarto com sua Secretaria Municipal de Saúde que uniram forças junto a EBSERH para tornar esse evento possível".
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.