Qua, 14 de junho de 2017, 16:00

Primeiras árvores são plantadas no Campus
Projeto de Arborização visa plantio de 800 mudas

Iniciou-se na tarde desta quarta-feira, 14, no Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, da Universidade Federal de Sergipe, em Lagarto, o processo de arborização. Cerca de 800 mudas devem ser plantadas.

Além da plantio, a Direção Geral do Campus lança a campanha "Adote sua árvore". O objetivo é que alunos, professores, técnicos administrativos adotem uma árvore e tenham seus nomes eternamente registrados via ferramenta de georeferenciamento, vinculado a muda adotada a ser publicado no site do Campus de Lagarto.

As covas tem comprimento de 1,20 m e as primeiras foram plantadas entre o Departamental e o Centro de Vivência. O uso trator com a broca tem o obejtivo de que a planta cresça e desenvolva além do que se fosse feita uma cavação próxima à superfície, à mão. "Se o solo tiver muito compactado e eu fizer a covinha que encaixa só a muda é mesma que eu tiver fazendo um vaso pra ela. A parte que eu cavei está macio mas fora tá duro e a raiz não consegue passa aqui", disse o professor Genésio Ribeiro, coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da UFS.

O docente informou ainda que o comprimento da cavação vai permitir a sobrevivência da planta em período de falta de chuva."A gente acredita que com essa profundidade, já rompeu todas as camadas endurecidas do solo. Na hora que eu coloco a muda, ela induz a raiz a descer, quando vem o período seco, o período de falta de chuva por exemplo, ela tem a capacidade de procurar a água mais profundo.Por isso a gente planta no período de chuva e quando vem o período seco, ela já está grande e consegue se manter".

Fósforo

Em relação ao adubo, o professor disse que o fósforo tem a característica de permanecer no mesmo local em que é colocado. "Quando eu faço essas covas profundas, eu já vou destribuindo fósforo, à medida que vou tapando o buranco novamente, distribuindo o fósforo ao longo da cova. A partir do momento que a raiz começa a crescer, vai descendo e encontrando o nutriente".

"O Adote sua Árvore é importante"

O professor deixou uma mensagem de incentivo aos estudantes, técnicos administrativos e professores para adotarem uma árvore. "O "Adote sua Árvore" é importante nesse momento. Evitar que alguém pise em cima, começar a cuidar, porque em dois anos ela vai começar a trazer os benefícios todos, que é a sombra que é,o conforto ambiental,melhorar o clima. Fica tudo mais saudável", declarou.

"Uma coisa é o conforto ambiental. Como a gente está numa região mais árida, já indo para o sertão,o período seco é muito mais castigado. Então, a sombra de uma arvore é muito mais tranquilo. Esse trabalho que a gente está fazendo, a gente espera que com dois anos, a árvore esteja com 5,6, até 7 metros de altura", concluiu.

"O "Adote sua Árvore" é importante nesse momento. Evitar que alguém pise em cima, começar a cuidar, porque em dois anos ela vai começar a trazer os benefícios todos, que é a sombra que é o conforto ambiental,melhorar o clima. Fica tudo mais saudável", declarou  o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da UFS, professor Genésio Ribeiro (em pé). (Foto: Ascom UFS Lagarto)
"O "Adote sua Árvore" é importante nesse momento. Evitar que alguém pise em cima, começar a cuidar, porque em dois anos ela vai começar a trazer os benefícios todos, que é a sombra que é o conforto ambiental,melhorar o clima. Fica tudo mais saudável", declarou o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da UFS, professor Genésio Ribeiro (em pé). (Foto: Ascom UFS Lagarto)
O estudante do 3º ciclo de medicina, Jeverton de Santana Santos, planta a muda de jatobá (Foto: Ascom UFS Lagarto)

"Eu acho que esse é um momento muito importante para a Universidade Federal de Sergipe, principalmente para o Campus de Lagarto, porque como aluno que iniciei meus estudos no (colégio) Polivalente e sonhando em estar nesse Campus, construído para gente e participar desse momento de construção dessa arborização é um momento histórico, único", assim definiu o aluno de medicina do 3º ciclo de medicina, Jeverton de Santana Santos, lagartense de nascimento, residente em Simão Dias e que foi a primeiro estudante a participar do projeto "Adote sua Árvore", ao plantar uma muda de jatobá, lançado pela direção geral do Campus de Lagarto para os alunos, técnico-administrativos e professores.

O aluno deixou uma mensagem de motivação para que mais pessoas adotem as árvores. " Venham também participar do projeto, deixar sua marca nessa Universidade para que as gerações futuras percebam a importância de trazer a natureza, preservar, para que a gente possa cuidar e aproveitar dela futuramente".

Atualizado em: Qui, 15 de junho de 2017, 13:51