Estudantes do 1º ciclo realizaram nesta quarta-feira,21, a VI Mostra de Experiências e Práticas na Comunidade, da disciplina Práticas de Ensino na Comunicdade I (PEC I,)no Parque de Exposição Paulo Nicolau de Almeida, onde está sendo realizado o V Festival da Mandioca, promovido pela Prefeitura de Lagarto. No evento, o público teve a oportunidade de conhecer por meio de exposições fotográficas, maquetes, cordéis, poesias, músicas, as atividades feitas por cerca de 330 alunos, divididos em 30 grupos, na área urbana e nos povoados do município de Lagarto ao longo de todo o ano letivo de 2016 que se encerra em junho.
O coordenador da PEC, professor Tales Iuri, do Departamento de Educação em Saúde, informou que uma das características e competências básicas desses alunos para a formação na área da saúde é o vínculo com o território. "O propósito desse evento é compartilhar as vivências e o aprendizados desses alunos realizados este ano (2016) no território. A subunidade curricular Práticas de Ensino na Comunidade ela tem como objetivo vivenciar e aproximar esse aluno do SUS, do território e da Comunidade, da estratégia da saúde da família. Nesse momento é uma oportunidade de Compartilhar essas informações com todos eles , para que conheçam as demandas e as necessidades de outros territórios, assim como potencialidades, que podem servir de estímulo para a própria transformação na formação", explicou o docente.
Segundo o professor Tales, a proposta é construir uma percepção de saúde que coloque a família no projeto terapêutico, não apenas a doença, mas compreender toda a determinação social da saúde e como esse processo está relacionado com a dinâmica da saúde no dia a dia. O docente disse ainda que é possível perceber uma mudança fantástica na criticidade, questionamento e reflexão desses alunos, como por exemplo quanto ao reconhecimento da importância de políticas públicas. Outro aspecto, refere-se que a partir da vivência das potencialidade e fragilidades do território,os alunos passam advogar pelas necessidades da comunidades, inserindo a Promoção da Saúde como competência na formação."Esses alunos vem de um ensino médio, ainda sob uma perspectiva muito meritocrática, que valoriza a disputa. Na PEC (Prática de Ensino na Comunidade) eles se inserem em cenários que os sensibiliza para a importância do trabalho em equipe. Isso também é favorecido pela composição das turmas, pois são alunos de vários cursos da saúde inseridos no mesmo território",concluiu.