Nesta terça-feira,25, os calouros participaram da "I Mostra sobre Metodologias Ativas da UFS Lagarto",da VII Semana de Acolhimento do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe . No evento, os novatos assistiriram à apresentação da equipe do Projeto Adaptação à Vida Universitária, coordenado pela pedagoga Lorena Lima, da Divisão Pedagógica e do qual participam os psicólogos Gutiere Cardoso, Jessica Jully Santos, as bibliotecárias Maria Rosa Dória e Bárbara Barcellos e as estudantes Elizabete Emídio e Pollyana Ribeiro, de medicina.
O Projeto "Adaptação à Vida Universitária: orientações para o estudo em metodologias ativas" está na segunda edição e tem como proposta ajudar os calouros na fase de transição para o ensino superior, especificamente para as metodologias ativas de aprendizagem, adotadas no Campus de Lagarto. Iniciado em maio deste ano, o Projeto foi organizado em quatro módulos: metodologias ativas (8/5 a 11/6), atitude psicológica do estudante (12/6 a 16/7), estratégia e técnica de estudo (17/7 a 20/8), pesquisa científica em fontes de informação na área da saúde (21/8 a 24/9). "Optamos pela metodologia da sala de aula invertida ou flipped classroom. Esta metodologia tem como princípio inverter a lógica da sala de aula", explicou a pedagoga Lorena Lima. A servidora disse que o objetivo é ajudar o estudante a ser um protagonista, onde na sala discute, apresenta argumentos e faz apresentações.
Indicação de livros
Para auxiliar os estudantes, as bibliotecárias Rosa Dória e Bárbara Barcellos, coordenadora da Bilag, mostraram três livros que tratam de metodologias ativas: Aprender e ensinar na escola vestida de branco:do modelo biomédico ao humanístico, de Hissachi Tsuji. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior, de Ulisses Araujo e Genoveva Sastre e ABP - aprendizagem baseada em problemas : ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem, de Antonio Siemsen Munhoz.