Os acadêmicos do primeiro ano de todos os cursos do campus Lagarto participaram, na manhã deste sábado (17), na vivência do campus, do evento “Avaliação de Cena e Mobilização de Paciente Traumatizado”. A aula foi ministrada pelo professor Lino Farah, especialista em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva da Universidade Estácio de Sá. O evento foi coordenado pela equipe de Habilidades e Atitudes em Saúde, do Departamento de Educação em Saúde. Os estudantes aprenderam procedimentos como resgate, resgate de selva, reanimação cardiopulmonar e transporte de vítimas acidentadas.
Lino Farah considera positivo o balanço do evento. “Eu sempre gosto desse tipo de iniciativa porque ele permite não apenas o ensino de conhecimentos técnicos, mas também a integração entre diversos cursos e áreas de conhecimento”, observa. O docente reforçou para os acadêmicos a importância da atenção durante os procedimentos de resgate. “É uma responsabilidade muito grande que vocês têm em mãos. Tudo deve ser feito com muita segurança”, pontua.
A jovem Izabela Souza, estudante de Terapia Ocupacional, aprovou a iniciativa do campus. “É uma ação bem importante. Nós nunca sabemos quando vamos precisar utilizar, precisamos estar sempre preparados”, observa.