Sex, 21 de agosto de 2020, 12:05

Ação integrada no campus Lagarto inclui monitoramento e processamento de testes para COVID-19
Iniciativas são realizadas no campus Lagarto

Uma ação integrada no campus Lagarto, realizada em parceria com a Prefeitura de Lagarto, vai facilitar o rastreamento e o monitoramento de casos positivos de Covid-19. Os testes serão processados pela Universidade, utilizando o laboratório do campus e os insumos e quatro bolsas de estudos foram disponibilizados pela Prefeitura.

As testagens ocorrem de forma integrada com as centrais de atendimento e monitoramento (via telefone- os números estão no fim da matéria), realizadas pela Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e estudantes de graduação nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

A coleta de material biológico é feita pela Prefeitura e os testes processados no laboratório do campus. As salas respeitam o distanciamento social e muitos dos colaboradores vão participar de casa (as ligações serão direcionadas para os celulares).

Dessa forma, os responsáveis pela Central de Atendimento fazem uma triagem e acompanhamento e dão orientações de saúde, além de indicar se há ou não necessidade de buscar um serviço de saúde.

Já a central de monitoramento tem um perfil um pouco diferente: os responsáveis entram em contato com pacientes que passaram pela rede de saúde e/ou tiveram o diagnóstico positivo após o processamento dos testes realizados pelo laboratório no campus.

O processamento dos testes é coordenado pelo professor Rafael Cavalcante, do Departamento de Farmácia do campus. A coordenação da participação da Residência é organizada pelo coordenador Frederico Leão Pinheiro. A viabilização institucional da ação foi realizada pela Vice-Reitoria da UFS e pela Pró-Reitoria de Extensão.

Central de atendimento