Com a pandemia da Covid-19, álcool em gel e álcool 70% passaram a ser elementos que integram o nosso dia a dia. A obtenção desses itens, no entanto, traz desafios quando falamos de famílias em situações de vulnerabilidade socioeconômica ou instituições que demandam um volume maior dos materiais. Foi pensando nesses dois públicos que o campus Lagarto iniciou a produção do álcool em gel e álcool líquido 70% em março deste ano. Atualmente, a equipe do Departamento de Farmácia chegou aos dois mil litros.
A ação, que a partir de agora, passa a funcionar como projeto de extensão já realizou cerca de 20 parcerias. O projeto, que envolve uma equipe direta de dez pessoas, entre docentes, técnicos e alunos de Farmácia, também conta com a colaboração de todo o corpo docente do Departamento.
As doações à comunidade são feitas através de outras instituições, como o Rotary Club. A maior demanda, atualmente, é do Hospital Universitário de Lagarto. O projeto conta com doações de insumos e matéria prima para a confecção do álcool. Atualmente, a maior necessidade é de frascos e embalagens.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto