Qua, 05 de maio de 2021, 10:25

Egressos do campus reforçam o combate à Covid em Lagarto e região
Atuação no combate à Covid envolve várias categorias profissionais

Tutorial, habilidades, provas, estágios, internato e trabalho de conclusão do curso. Esse é, normalmente, o ciclo dos estudantes do campus Lagarto. Em seguida, é o momento de se preparar para a colação de grau, comemorações, registro no conselho e início da vida profissional. A realidade foi, porém, atípica para quem se formou em 2020 e 2021. O cenário era de pandemia de Covid-19, mudança nas demandas de profissionais de saúde, alteração dos protocolos de biossegurança. Se a Covid-19 impactou toda a rede de saúde, o problema foi sentido de forma ainda mais intensa nos hospitais com UTIs Covid em Lagarto e região.

O diretor geral do campus Lagarto, Makson Oliveira, acredita que a contribuição do campus à rede de saúde é a fomação humanizada dos estudantes, desde o primeiro ciclo. “Desde as atividades da graduação, que fomentam a prestação de serviços à população, como as atividades realizadas por todos os cursos, até os egressos, que saem da graduação conhecendo a realidade social onde estão inseridos. Colocar novos profissionais para atuarem num momento atípico, como pandemia da Covid-19, é satisfatório, recompensador, é o retorno da universidade à comunidade”, ressalta.

Foi esse o caso da médica Raiane Santana. Natural de Aracaju, ela morou em Lagarto durante a graduação e resolveu continuar suas atividades após a graduação, no Hospital Universitário de Lagarto, onde teve o primeiro contato ainda no internato, realizado em 2020. "É uma forma de retribuir à sociedade as coisas que a cidade me proporcionou”, observa Raiane, que adiantou a colação de grau para finalizar o curso.

Egressa do campus, Raiane trabalha atualmente na UTI Covid do Hospital Universitário de Lagarto e acredita que a experiência vai ser decisiva na sua vida profissional. “Eu quero muito ser cirurgiã, então estar nesse ambiente de intensivismo (UTI) me ajuda bastante. Ao mesmo tempo, é também muito desgastante e triste”, observa.

O enfermeiro Jean pretende voltar a trabalhar em Lagarto. (Foto: arquivo pessoal)

O cuidado com pacientes de Covid-19 é constante e multidisciplinar. O enfermeiro Jean Pablo Alves conheceu a realidade de diversas áreas do cuidado com a Covid. “O estágio acontece em forma de rodízio, então passei por várias áreas do hospital. Quando a situação chegou ao ponto mais grave, no ano passado, eu estava na parte de gestão hospitalar. Pude vivenciar lá dentro decisões e desafios de um cenário que nunca cheguei a imaginar nada próximo disso”, pontua. Morador de Riachão do Dantas, Jean foi aprovado em concurso do Hospital Universitário de Aracaju, mas pretende voltar posteriormente para a região, no Hospital Universitário de Lagarto.

A fisioterapeuta Leda iniciou o contato com pacientes de Covid-19 no hospital de campanha de Lagarto (Foto: divulgação)

A fisioterapeuta recém-formada Leda Carvalho voltou para Aracaju, mas iniciou sua vivência de internato em Lagarto já na época da pandemia. Por meio do Programa "Brasil, Conta Comigo", do Governo Federal, ela atuou no hospital de campanha de Lagarto, entre julho e dezembro de 2020. “Foi uma experiência muito boa para quem gosta da área, na verdade. Eu olhava o respirador mecânico e a parte respiratória do paciente. Tudo isso já era algo que eu tinha interesse, por isso me inscrevi no programa”, observa. Atualmente, Leda é residente no Hospital Cirurgia.

Ana Laura Farias - campus de Lagarto