Ter, 08 de junho de 2021, 11:05

Classificação Internacional de Funcionalidade é tema de evento do campus
Encontro virtual foi promovido pelo Grupo de Estudo em Acessibilidade, Corpo e Cultura
Simpósio contou com palestrantes da USP e UFC. Imagem: Divulgação

Entender as diferenças na funcionalidade de cada indivíduo de acordo com o estado de saúde, ambiente e necessidades específicas. Esse é o objetivo da Classificação Internacional de Funcionalidade, abordada no Simpósio de Funcionalidade, promovido pelo Grupo de Estudo em Acessibilidade, Corpo e Cultura, no dia 28 de maio.

O encontro virtual, que comemora os 20 anos da CIF no Brasil, contou com a professora Cássia Buchalla, da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela CIF em língua portuguesa na Organização Mundial de Saúde e o professor Shamyr Castro, da Universidade Federal do Ceará.

A professora Luana Foroni, responsável pela organização do encontro, disse que o evento superou as expectativas da equipe. "Além de termos conseguido nomes de referência na área para as palestras, tivemos pesquisadores de diversas instituições participando como ouvintes e nos relatando satisfação com o evento", observa.

O conceito utilizado na CIF facilita um olhar integral para os cuidados em saúde, segundo a docente. "Facilita a comunicação entre os profissionais de saúde de diversas áreas. Além disso, compreende a saúde não apenas como ausência de doença e abrange toda a complexidade da vida humana ", pontua.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto