Sáb, 12 de junho de 2021, 11:08

Discentes que iniciam estágio no próximo ciclo são vacinados no campus
Iniciativa foi uma parceria entre direção do campus e Prefeitura

Os discentes que iniciam os estágios no próximo ciclo já receberam a primeira dose da vacina- eles só podem realizar estágios depois de imunizados. Entre a última quarta (9) e a sexta (11), cerca de 240 estudantes foram vacinados no campus. A iniciativa é uma parceria entre a direção do campus e a Prefeitura de Prefeitura de Lagarto, responsável pela campanha de imunização.

A aluna de Farmácia Gabrielly Moura explica que passou por um misto de sentimentos ao receber a vacina. "Alegria, alívio, pesar por aqueles que não tiveram a mesma oportunidade. Também uma sensação de dever cumprido por saber que a nossa participação enquanto Centro Acadêmico contribuiu para que esse dia acontecesse", explica a jovem de 21 anos.

Gabrielly relatou ter passado por um misto de sentimentos ao receber a vacina (Imagens: arquivo pessoal)

Representante do quarto ciclo de Medicina, a estudante Nathalia Cunha também destaca que o sentimento de alegria é coletivo. "Foi um alívio saber que não vou ter a Covid em sua forma mais graves e também uma alegria por compartilhar esse momento com meus colegas", avalia

Nathalia ficou feliz por dividir o momento com os colegas

Discente de Odontologia, Luiz Fernando Andrade acredita que essa é também uma oportunidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação. "Chorei ao saber da notícia. Perdi parentes e estou em isolamento desde que a UFS suspendeu as atividades presenciais. Com a vacina, consigo influenciar pessoas que que me conhecem, podem se vacinar e estão com receio de ir até os postos de vacinação e exercer esse direito. Quero que elas se sintam encorajadas e saibam que a vacina não é só uma proteção individual, mas também coletiva", pontua.

Luiz Fernando enxerga uma oportunidade de estímulo à vacinação

Os estudantes começam os estágios no ano de cada curso (a exceção é o curso de Medicina, no qual os discentes começam o estágio no penúltimo ciclo), quando são inseridos nas unidades de saúde, sendo assim enquadrados no grupo prioritário "Profissionais de Saúde", que, no Plano Nacional de Imunização, abrange todas as equipes ligadas a estruturas de saúde.

A vacinação contou com doações de alimentos de forma voluntária. Foram arrecadados 160 kg de alimentos em três dias. Os alimentos serão doados a famílias em situações de vulnerabilidade socioeconômica no bairro Jardim Campo Novo.

Ana Laura Farias
Campus Lagarto