Sex, 18 de junho de 2021, 11:08

Egresso do campus é o mais novo docente de Enfermagem
Damião foi discente da primeira turma de Enfermagem do campus
Damião tomou posse no dia 14. Imagem: Ascom/UFS

Graduação, mestrado, doutorado, concurso público para professor efetivo. Esse costuma ser o percurso de quem deseja prosseguir na carreira acadêmica das universidades brasileiras. E quando o resultado positivo faz com que alguém volte como docente ao campus onde estudou? Foi isso que aconteceu com o professor do Departamento de Enfermagem Damião, egresso da primeira turma e empossado na última segunda-feira (14).

Natural de Jeremoabo, na Bahia, Damião reside em Lagarto desde a graduação. "A interiorização foi decisiva para muitos estudantes que não teriam condições de arcar com os custos de uma vida em capital, como era o meu caso naquele momento", pontua.A geração de Damião é a primeira da família a concluir o ensino superior. Ele conta que o interesse pela docência surgiu ainda na graduação. "Quando eu entrei mesmo, eu nem pensava nisso não, mas aí a gente teve uma disciplina um pouco mais complexa, no segundo ciclo e eu iniciei a monitoria. Com a monitoria, percebi que a docência era o caminho que eu queria e investi nisso", pontua.

Damião (à esquerda, à frente) com docentes e colegas na colação de grau. Imagem: Arquivo Pessoal

A docente da disciplina, Andreia Centenaro, foi, posteriormente, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso de Damião. "Damião serve como exemplo para alunos que buscam a docência porque ele realizou todas as etapas necessárias dentro da graduação, foi um aluno muito dinâmico, participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Mesmo depois da graduação, nos não perdemos o contato. Acompanhei a vida acadêmica dele, no mestrado e doutorado, fizemos algumas parcerias nesse período. Eu fiquei muito feliz ao saber da aprovação. Por ele mesmo e por saber que isso vai inspirar outros alunos, que vão entender que esse é um sonho possível", pontua.

Quando voltar ao campus, porém, Damião vai encontrar muitas diferenças. Quando iniciou a graduação, o campus ainda funcionava em sede provisória, no centro de Lagarto. Hoje, o campus conta com uma infraestrutura mais completa. "É inegável que mudamos muito nesse período, é bastante perceptível. E isso vai muito além da parte física. No nosso Departamento, por exemplo, tivemos muito crescimento e excelentes resultados, como os dois conceitos cinco [nota máxima] no Enade, que, tenho certeza, são fruto do trabalho em equipe entre docentes e técnicos", avalia o docente de Enfermagem e coordenador do curso Allan Dantas.

Um aspecto, porém, permanece: a adoção das metodologias ativas no campus. Damião já havia vivenciado a experiência enquanto discente, agora vai trabalhar as metodologias enquanto professor. Os três docentes (Allan, Andreia e Damião) concordam que ter se formado no campus com o uso de metodologias ativas deve trazer um diferencial para Damião. "Além disso, acho que vai ser um ganho importante quando pensarmos em refazer os nossos planos pedagógicos, pois ele vai somar as duas experiências com metodologias ativas", observa o coordenador.

Ana Laura Farias
Campus Lagarto