Sex, 06 de agosto de 2021, 09:25

Professor Paulo Ricardo Martins Filho receberá título de cidadania aracajuana
Aprovação aconteceu durante a 65ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Aracaju

O professor do Departamento de Educação em Saúde (DESL) e dos programas de pós-graduação em Odontologia (Prodonto) e em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Paulo Ricardo Saquete Martins Filho, receberá o título de cidadania aracajuana. O projeto de decreto legislativo nº 07/2021 que concedeu o título foi aprovado na última quarta-feira, 04, durante a 65ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Aracaju.

“Para mim representa muito receber essa homenagem. Nossa família reside em Aracaju há mais de 30 anos e temos um carinho imenso pela cidade. Uma história basicamente toda escrita aqui. Agradeço imensamente à Câmara Municipal por essa gentileza. Sou sergipano e aracajuano de coração,” destacou Paulo Martins.

A propositura foi de autoria do vereador Manuel Marcos (PSD). A entrega da honraria ainda não tem data definida pela CMA. O professor já possui o título de cidadania sergipana, concedido em fevereiro deste ano pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Professor da UFS, Paulo Martins é um dos cinco pesquisadores que mais fizeram publicações científicas sobre a covid-19 no Brasil. (foto: Josafá Neto/Rádio UFS)

“Através da graduação e dos nossos programas de pós-graduação, temos a oportunidade de formar recursos humanos qualificados, podendo contribuir para geração de conhecimento científico na área da saúde que podem inclusive ser importantes para melhoria das políticas públicas de atendimento à população. Isso foi feito, por exemplo, na epidemia do vírus zika e agora ao longo da pandemia da covid-19,” acrescentou o pesquisador.

Em outubro do ano passado, Paulo Martins Filho apareceu entre os cinco pesquisadores que mais fizeram publicações científicas sobre a covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada pelo Jornal da USP, através de um levantamento realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, com base em informações da plataforma Dimensions.

Biografia

Paulo Ricardo Saquete Martins Filho nasceu em Salvador-BA, no dia 15 de fevereiro de 1980. Criado em Canoas/RS, mudou-se com seus pais no final da década de 1980 para Aracaju-SE, onde construiu sua carreira acadêmica e constituiu família. Casado desde 2006, é pai de duas meninas nascidas na capital sergipana.

Após concluir o ensino fundamental e médio no Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, graduou-se em Odontologia (2005) na UFS, onde também especializou-se em Microbiologia (2008) e titulou-se Mestre (2010) e Doutor (2013) em Ciências da Saúde na área de concentração: Epidemiologia, Planejamento e Avaliação em Saúde.

Professor efetivo da UFS desde 2011 com regime de dedicação exclusiva, Paulo Martins Filho é lotado no Departamento de Educação em Saúde do Campus Antônio Garcia Filho, em Lagarto, chefia o Laboratório de Patologia Investigativa no Hospital Universitário de Aracaju, e é pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Odontologia e em Ciências da Saúde.

Josafá Neto

Rádio UFS