Tutorial, habilidades, metodologias ativas. Todas essas expressões estão no cotidiano dos discentes do campus Lagarto, mas também fazem parte da rotina do corpo docente. Para alinhar metas, desafios e resoluções para o próximo ano letivo, o campus Lagarto realizou o XI Programa de Desenvolvimento Docente, com programação na terça (14) e na quarta (15), de forma online.
A professora Flávia Oliveira, do Departamento de Educação em Saúde, explicou fundamentos teóricos relacionados aos tipos de motivação por parte dos discentes e ao estímulo a participação individual e coletivo. "As metodologias ativas envolvem a aprendizagem colaborativa, mas é fundamental também manter a individualidade de cada aluno", observa.
Na quarta-feira (15), o evento recebeu o webinário do professor Marco Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em palestra sobre a interatividade na educação híbrida, além da abertura do clube do livro.
A coordenadora do Programa, a pedagoga Vera Lúcia Almeida, faz um balanço positivo do evento. "As provocações deixadas vão levar a outros momentos de aprendizagem e crescimento profissional", avalia.