Sex, 29 de outubro de 2021, 13:47

Projeto sobre impacto do saneamento na pandemia recebe moção de aplausos na Alese
Pesquisa está em andamento e é realizado por docente do PPGCAS, do campus Lagarto

O saneamento básico é, cotidianamente, um aliado essencial da higiene e saúde pública. Em alguns períodos, como a pandemia de Covid-19, a contribuição é ainda mais impactante. Para mensurar esse indicador, a professora Priscila Santos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde iniciou o projeto “Impacto dos Indicadores de Saneamento Básico no Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias em Sergipe”, que irá receber moção de aplausos na Assembleia Legislativa de Sergipe.

A pesquisa segue em desenvolvimento, mas os dados iniciais coletados pela professora Priscila já sinalizam a disparidade no acesso ao saneamento básico. “Se observamos Sergipe como um todo, percebemos que a situação do saneamento básico é aceitável, em níveis razoáveis. Porém, ao observamos os munícipios, notamos que há grandes desigualdades nesse acesso e isso é muito preocupante, ainda mais em tempos de pandemia”, pontua a docente. A devida higienização das mãos é uma das formas cientificamente comprovadas de redução da transmissibilidade da Covid-19.

A moção de aplausos foi proposta pela deputada estadual Maria Mendonça. A parlamentar destaca que a pesquisa tem potencial de contribuição em diversas áreas da sociedade. “Não temos dúvida que esse projeto contribuirá decisivamente para áreas essenciais, como a saúde, educação, meio ambiente e, também, com a economia, pois se temos protocolos estabelecidos para avaliarmos a questão da qualidade do saneamento básico, vinculando-o à presença de doenças infecciosas, decerto, teremos mais chances de identificar os problemas e tentar saná-los, antes que se tornem um custo a mais para os cofres públicos e para a própria sociedade”, observa.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Sex, 29 de outubro de 2021, 13:54
Notícias UFS