Ter, 07 de dezembro de 2021, 15:27

Lançamento de Núcleo marca inserção de educação empreendedora no campus Lagarto
Programação segue na terça (7) e quarta (8)

O lançamento do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo marca um novo momento do campus Lagarto, com a abertura para a educação empreendedora. Esse primeiro passo oficial foi celebrado na abertura do evento nesta segunda-feira (6), com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, o coordenador-geral do Centro de Empreendedorismo, professor Augusto César, o diretor-geral do campus, Makson Oliveira, e os três organizadores do evento: o diretor-geral em exercício, André Barreto, e os docentes de Odontologia Carlos Rapeke e Paulo Galvanini.

O pró-reitor Lucindo Quintans destacou a importância de a Universidade fomentar o empreendorismo. "A Universidade precisa tratar de patentes, softwares e novos produtos. O campus Lagarto é um aliado importante nisso, pois tenho certeza de que o lançamento desse Núcleo é a primeira de muitas outras iniciativas", observa. O coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFS, Augusto César, acredita que a iniciativa de Lagarto vai de encontro aos objetivos propostos pelo Centro, criado em dezembro de 2018. "Nossa ideia é estimular a educação empreendedora em cada um dos campi", explica.

Abertura foi realizada na segunda-feira (6)

O diretor-geral do campus Lagarto, Makson Oliveira, considera que o Núcleo tem grande potencial de contribuição. "É um impacto significativo, não apenas no campus Lagarto, mas para todo mundo. Com isso, ganham o campus, a comunidade acadêmica e também a comunidade externa", pontua.

O diretor-geral em exercício, André Barreto, considera a localização do Núcleo estratégica. "Lagarto é a maior potência econômica do Centro Sul do estado e sabemos que havia uma demanda reprimida na região. Atuaremos no núcleo com dois grandes eixos temáticos: inovação tecnológica e comportamento empreendedor", observa.

A mentalidade empreendedora, aliás, não é necessária apenas para quem pretende abrir um negócio, mas também passa a ser uma habilidade demandada pelo mercado de trabalho, segundo o palestrante Ednei Januário, da Kappa Educação, empresa com atuação em São José dos Campos. Ednei estabeleceu paralelos entre a trajetória da Kappa, fundada em um parque tecnológico de uma cidade estratégica no interior de São Paulo com o lançamento do Núcleo em Lagarto (maior cidade do interior sergipano).

Ele acredita que a expertise dos docentes e discentes na área de saúde vai ser um diferencial importante para o campus. "É muito mais fácil detectar um problema, que demanda uma solução, quando se tem a percepção de cada área. E é possível empreender com propósito, pois a inovação em saúde é, sem dúvidas, benéfica à sociedade. O serviço prestado à comunidade é melhor quando se acompanham as mudanças tecnológicas", pontua.

Toda essa inovação, contudo, passa por um rito: há ciclos de ideias, prospecção tecnológica, pitch (pequena apresentação do objetivo), validação, captação de recursos. Os passos para viabilização dessas ideias e os direcionamentos para os registros de patente foram os destaques da palestra do professor Antonio Martins, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFS. "É fundamental também saber para quem e quando divulgar, além de realizar uma prospecção tecnológica adequada", pontua. O docente acredita também que é possível aprender com os desafios, pois inovar é também arriscar. "O risco tecnológico de uma nova ideia é sempre muito alta. Nas etapas seguintes, o risco vai sendo reduzido e a tornando viável, com captação de recursos, etc", comenta.

A programação segue nestas terça (7) e quarta-feira (8), com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFS no YouTube.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto