Seg, 16 de maio de 2022, 18:59

Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida da UFS inicia suas atividades em Simão Dias
Unidade nasce de uma visão integral e humanizada de saúde
Fotos: Adilson Andrade/ Ascom UFS

A última sexta-feira, 13, marcou o início das atividades no Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), extensão do campus Lagarto, em Simão Dias, com a instalação do Centro de Especialidades do município de Simão Dias, uma parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura e Secretaria de Saúde de Simão Dias.

O CRQV nasce de uma visão integral e humanizada de saúde, concebida na gestão do reitor Angelo Roberto Antoniolli, que viabilizou sua construção, com finalização este ano em 30 de março de 2022. Nesse sentido, o reitor da UFS, Valter Joviniano, destacou a importância da unidade. "Dentro do processo de formação do campus de Lagarto, um dos principais pilares é o fortalecimento à rede de saúde. E esse é um Centro que reforça essa visão integral da saúde do indivíduo, vista de uma forma mais abrangente, na busca pela qualidade de vida".

19 00 42 1g6a5341 crqv sim o dias

O CRQV conta com salas multiuso, consultórios, laboratórios, piscina adaptada, dentre outros espaços. O diretor da Divisão de Projetos (Dipro), Júlio Santana, explica que o projeto e construção do espaço levaram em conta a sustentabilidade, acessibilidade e funcionalidade. O projeto destaca-se pela utilização da estrutura fotovoltaica, redução da incidência direta dos raios solares, propiciando ambientes mais acolhedores, sem a caracterização de arquitetura de clínicas e hospitais.

No primeiro momento, passam a funcionar no CRQV, as especialidades ofertadas pela Prefeitura de Simão Dias: clínica geral, cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e o programa Melhor em Casa.

"Esse é um Centro que reforça essa visão integral da saúde do indivíduo", Valter Santana, reitor da UFS

Os cursos da área da saúde do Campus de Lagarto passam a ter esse novo espaço para desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão, vinculadas à prestação de serviço em Simão Dias. A proposta de reabilitação com a atuação acadêmica, graduação e pós-graduação iniciará a partir do início do próximo ano letivo no campus Lagarto, em setembro.

A solenidade foi organizada pela Prefeitura e Secretaria de Saúde do município de Simão Dias, que procedeu a transferência do Centro de Especialidades municipal, com o mobiliário e equipamentos, para atuação da equipe de profissionais da saúde. Além disso, a prefeitura também realizou a cerimônia de apresentação das instalações e promoveu a divulgação das atividades junto à população de Simão Dias e região, com o descerramento de uma placa, marco simbólico de funcionamento do CRQV- UFS/Secretaria Municipal de Saúde.

A presidente do Poder Legislativo Municipal, Irailde Souza, aproveitou a solenidade para fazer a entrega simbólica do título de Cidadão Simãodiense para o reitor da Universidade Federal de Sergipe. Essa concessão de título havia sido aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Simão Dias, durante a sessão plenária do dia 10 de maio de 2022.

O evento culminou com manifestações de júbilo e reconhecimento da importância dessa iniciativa para o desenvolvimento do nosso estado, por parte dos convidados, dentre os quais deputados, senadores e autoridades de diversas instituições sergipanas.

A cerimônia contou com a presença do reitor da UFS, Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o diretor do campus Lagarto, Makson Oliveira, e o vice-diretor André Barreto, o governador Belivaldo Chagas, o prefeito Cristiano Viana, o vice-prefeito e secretário de saúde Renaldo Prata e demais autoridades estaduais e municipais.