Seg, 23 de maio de 2022, 08:23

Evento discute ensino presencial e pandemia
A programação foi realizada nos campi Lagarto e São Cristóvão

O campus Lagarto recebeu a roda de conversa “A Insustentável Leveza da Covid-19”, com o professor Frederico Leão Pinheiro, do Departamento de Psicologia do campus São Cristóvão, na manhã desta sexta-feira (20). O encontro integra o evento “Ensino Presencial Responsável e Sustentável”, realizado nos campi Lagarto e São Cristóvão. A programação segue com encontro virtual nesta sexta, às 14h, e encerramento às 19h.

A roda de conversa discutiu o impacto da pandemia na sociedade e na saúde pública, além de discutir as particularidades dos cursos de saúde e das metodologias ativas. “A gente sempre esteve ameaçado por epidemias, essa sempre foi uma preocupação constante na área ”, pontua. O docente acredita que a pandemia acendeu o debate sobre políticas públicas de saúde. “Nesses momentos, as pessoas percebem a importância de uma rede de saúde bem estruturada. E essa rede só consegue ser bem estruturada se houver uma formação de profissionais adequada para ela”, pontua, lembrando o diálogo direto do campus Lagarto com o fortalecimento da rede de saúde da região.


Os estudantes participantes estão no primeiro ciclo, no Departamento de Educação em Saúde (DESL). “No início, tivemos um pouco de receio, por causa da segurança sanitária, mas hoje estamos comemorando os avanços. Em breve teremos as ações de campo na minha turma, num contato direto com a comunidade, o que eu acho que vai ser muito importante para a gente, inclusive para perceber o que as pessoas sofreram na pandemia”, pontua Flávia Menezes, discente de Medicina.

O evento surgiu da preocupação com conciliar os benefícios do ensino presencial com as preocupações sanitárias. “É possível aproveitar as vantagens dessa comunicação direta sem exposição a riscos desnecessários”, pontua a professora Janaína Geraldini, do DESL. A docente ressalta que a pandemia ainda não acabou, mesmo que estejamos num cenário de melhoria significativa no número de casos e óbitos. “Temos algumas estratégias que podemos usar, como a adoção da ventilação natural”, observa. A roda de conversa foi realizada ao ar livre, na Vivência do campus.


Atualizado em: Seg, 23 de maio de 2022, 08:35
Notícias UFS