Qua, 25 de maio de 2022, 08:45

Evento discute acessibilidade na UFS
Professora do DESL participou da coordenação
Cerimônia foi realizada no campus São Cristóvão. Imagens: Schirlene Reis/Ascom UFS

A programação do aniversário de 54 anos da UFS incluiu o evento "Acessibilidade na Universidade: Desafios e Possibilidades", realizado no auditório da Reitoria na última sexta-feira (20) teve participação do campus Lagarto. A professora Lavínia Teixeira, do Departamento de Educação em Saúde, coordenou a ação, em parceria com a professora Bárbara Rosa, do Departamento de Fonoaudiologia do campus São Cristóvão. O evento contou com a presença do reitor, Valter Joviniano, os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Lucindo Quintans (Pós-graduação e Pesquisa), Marcelo Mendes (Assuntos Estudantis) e Suely Pereira (Extensão).

A docente acredita que o evento foi uma oportunidade de ampliar o debate já presente no campus Lagarto e no Comitê Gestor PRAINCLUIR (o Programa presta apoio pedagógico e acadêmico aos estudantes com necessidades educacionais especiais) . Algumas dessas ações foram pensadas durante a pandemia, como os núcleos de apoio pedagógicos organizados pela Pró-Reitoria de Graduação.

Ação integrou programação de 54 anos da UFS

Lavínia é responsável pelo Núcleo de Apoio Pedagógico de Alunos com Deficiência Intelectual ou com dificuldades de aprendizagem, que abrange todos os centros e campi da UFS . "É um grupo que precisa ser acompanhado de forma muito próxima, pois muitos discentes com deficiência, sobretudo os que também estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foi muito afetada pela pandemia, especialmente pela mudança significativa na rotina", pontua.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto