O campus Lagarto recebeu nesta quinta-feira (26) a programação do aniversário de 54 anos da UFS. A cerimônia contou com o reitor Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o ex-reitor Angelo Antoniolli, o diretor do campus Lagarto, Makson Oliveira, e o vice-diretor, André Barreto. A programação envolveu mesa solene, mesa solene, atrações culturais, entrega do Prêmio Destaque UFS, estandes com ações do campus e plantio de muda de jaqueira.
O reitor destacou que a programação itinerante é uma forma de integração. “Essa é, antes de tudo, uma oportunidade para promover a integração dentro da Universidade. Passamos por dois longes muito afastados por uma questão de segurança sanitária. É muito simbólico poder fazer essa comemoração presencialmente, com os campi voltando a sua plena atividade”, avalia. O vice-reitor Rosalvo Ferreira, presidente da Comissão dos 54 anos da UFS, acredita que a celebração serve também para trazer um lugar de pertencimento.
O diretor do campus, Makson Oliveira, destaca que o momento é de muita alegria para o campus. “Nós fazemos parte desses 54 anos da UFS e é uma grande alegria participar dessa celebração. Destaco também a indiscutível contribuição da UFS para a transformação e o desenvolvimento do estado de Sergipe”, pontua.
A abertura contou com a apresentação do grupo TALT (Técnica Aplicada Lavínia Teixeira), voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência.
Destaque UFS
A cerimônia marcou também a entrega do prêmio Destaque UFS, voltado aos docentes, servidores técnicos, funcionários terceirizados e discentes eleitos por cada categoria. Foram escolhidos, no campus Lagarto, a docente efetiva Lavínia Teixeira, a professora substituta Lidiany Barreto, o técnico Vitor Amorim (in memoriam), a funcionária terceirizada Márcia Santos e o discente Silas Zambaldi.
Márcia se diz muito grata pela homenagem. “É uma forma de reconhecimento muito grande. Importantíssimo saber que esse é o resultado do trabalho que eu faço com tanto amor pelo campus e pelas pessoas daqui”, pontua.
Cultura
A programação contou também com a presença do autor lagartense Iuri Rodrigues, autor do livro-reportagem “Um Lugar para Respirar” sobre transplante de pulmão. Iuri é jornalista e acredita que o momento é de integração com a Universidade. “É uma honra participar porque eu sei que esse é também o papel da Universidade, fomentar o diálogo, a cultura”, pontua.
A diretora da Bilag, Bárbara Barcellos, diz que a escolha do autor se deu pela relevância do tema e pela proximidade com a formação em saúde presente no campus Lagarto. “O livro retrata o cotidiano das equipes e profissionais de saúde, o que reflete bem a formação que temos aqui no campus”, avalia.
Também participaram da solenidade o grupo Parafuso e a apresentação de quadrilha, que encerrou a programação do dia.
Estandes
Durante a solenidade, os departamentos e setores do campus Lagarto exibiram as ações realizadas em diálogo com a comunidade. Foram estandes dos nove departamentos (oito cursos do campus e Educação em Saúde), Bilag e Setor Médico de Lagarto (o estande compartilhado com o Departamento de Enfermagem abrigou a vacinação no campus (o Departamento de Enfermagem recebeu os discentes de todo o campus e o Semedl os docentes, servidores técnicos e funcionários terceirizados). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
O professor Rafael Ciro explica que o Departamento de Farmácia aproveitou a oportunidade para demonstrar as várias facetas de atuação do profissional formado no curso. “Quando as pessoas pensam num farmacêutico, associam automaticamente a uma pessoa num balcão de atendimento fazendo orientação sobre medicamentos. Essa área é importantíssima, mas nosso campo é bem mais amplo. Por isso, trouxemos elementos que remetem às análises clínicas, controle de qualidade, dentre outros”, observa.
Muda de jaqueira
Foi plantada uma muda de jaqueira, em celebração à integração do campus com a comunidade e à retomada histórica da implantação do campus. Na instalação do campus definitivo, foi necessário realizar a derrubada de três jaqueiras. Participaram da plantação da muda o reitor Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o ex-reitor Angelo Antoniolli, o diretor Makson Oliveira e o vice-diretor André Barreto.
Ana Laura Farias - Campus de Lagarto
comunica@academico.ufs.br