Sex, 27 de maio de 2022, 15:18

Campus de Lagarto celebra aniversário da UFS
Solenidade também marcou entrega do Prêmio Destaque UFS
Mesa solene foi formada durante o evento. (fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS)

O campus Lagarto recebeu nesta quinta-feira (26) a programação do aniversário de 54 anos da UFS. A cerimônia contou com o reitor Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o ex-reitor Angelo Antoniolli, o diretor do campus Lagarto, Makson Oliveira, e o vice-diretor, André Barreto. A programação envolveu mesa solene, mesa solene, atrações culturais, entrega do Prêmio Destaque UFS, estandes com ações do campus e plantio de muda de jaqueira.

O reitor destacou que a programação itinerante é uma forma de integração. “Essa é, antes de tudo, uma oportunidade para promover a integração dentro da Universidade. Passamos por dois longes muito afastados por uma questão de segurança sanitária. É muito simbólico poder fazer essa comemoração presencialmente, com os campi voltando a sua plena atividade”, avalia. O vice-reitor Rosalvo Ferreira, presidente da Comissão dos 54 anos da UFS, acredita que a celebração serve também para trazer um lugar de pertencimento.

O diretor do campus, Makson Oliveira, destaca que o momento é de muita alegria para o campus. “Nós fazemos parte desses 54 anos da UFS e é uma grande alegria participar dessa celebração. Destaco também a indiscutível contribuição da UFS para a transformação e o desenvolvimento do estado de Sergipe”, pontua.

A abertura contou com a apresentação do grupo TALT (Técnica Aplicada Lavínia Teixeira), voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência.

Destaque UFS

Márcia Santos é funcionária terceirizada do campus de Lagarto

A cerimônia marcou também a entrega do prêmio Destaque UFS, voltado aos docentes, servidores técnicos, funcionários terceirizados e discentes eleitos por cada categoria. Foram escolhidos, no campus Lagarto, a docente efetiva Lavínia Teixeira, a professora substituta Lidiany Barreto, o técnico Vitor Amorim (in memoriam), a funcionária terceirizada Márcia Santos e o discente Silas Zambaldi.

Márcia se diz muito grata pela homenagem. “É uma forma de reconhecimento muito grande. Importantíssimo saber que esse é o resultado do trabalho que eu faço com tanto amor pelo campus e pelas pessoas daqui”, pontua.

Autor lagartense Iuri Rodrigues e diretora da Bilag, Bárbara Barcellos

A programação contou também com a presença do autor lagartense Iuri Rodrigues, autor do livro-reportagem “Um Lugar para Respirar” sobre transplante de pulmão. Iuri é jornalista e acredita que o momento é de integração com a Universidade. “É uma honra participar porque eu sei que esse é também o papel da Universidade, fomentar o diálogo, a cultura”, pontua.

A diretora da Bilag, Bárbara Barcellos, diz que a escolha do autor se deu pela relevância do tema e pela proximidade com a formação em saúde presente no campus Lagarto. “O livro retrata o cotidiano das equipes e profissionais de saúde, o que reflete bem a formação que temos aqui no campus”, avalia.

Também participaram da solenidade o grupo Parafuso e a apresentação de quadrilha, que encerrou a programação do dia.

Estandes

1g6a7448

Durante a solenidade, os departamentos e setores do campus Lagarto exibiram as ações realizadas em diálogo com a comunidade. Foram estandes dos nove departamentos (oito cursos do campus e Educação em Saúde), Bilag e Setor Médico de Lagarto (o estande compartilhado com o Departamento de Enfermagem abrigou a vacinação no campus (o Departamento de Enfermagem recebeu os discentes de todo o campus e o Semedl os docentes, servidores técnicos e funcionários terceirizados). A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O professor Rafael Ciro explica que o Departamento de Farmácia aproveitou a oportunidade para demonstrar as várias facetas de atuação do profissional formado no curso. “Quando as pessoas pensam num farmacêutico, associam automaticamente a uma pessoa num balcão de atendimento fazendo orientação sobre medicamentos. Essa área é importantíssima, mas nosso campo é bem mais amplo. Por isso, trouxemos elementos que remetem às análises clínicas, controle de qualidade, dentre outros”, observa.

Muda de jaqueira

Ato simbólico do plantio da muda de jaqueira

Foi plantada uma muda de jaqueira, em celebração à integração do campus com a comunidade e à retomada histórica da implantação do campus. Na instalação do campus definitivo, foi necessário realizar a derrubada de três jaqueiras. Participaram da plantação da muda o reitor Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o ex-reitor Angelo Antoniolli, o diretor Makson Oliveira e o vice-diretor André Barreto.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto

Atualizado em: Sex, 27 de maio de 2022, 16:48