Qui, 13 de outubro de 2022, 11:29

Ambulatório do Campus de Lagarto atende pacientes com fissura labiopalatina
Para agendar horário, é necessário entrar em contato com a Clínica Escola de Fonoaudiologia

O Ambulatório Craniofacial, do Departamento de Fonoaudiologia do Campus de Lagarto, iniciou o atendimento especializado de pacientes com fissura labiopalatina que buscam melhoria dos aspectos da fala. Coordenado pela professora Natália Leite, do Departamento de Fonoaudiologia, o ambulatório realiza atendimento a pessoas de todas as idades, sempre às sextas-feiras, no Centro de Simulações e Práticas (Censip). Para agendar um horário, é necessário entrar em contato com a Clínica Escola de Fonoaudiologia, no telefone (79) 3632-2128.

A docente explica que todos os pacientes atendidos no ambulatório passam por avaliação audiológica na própria Clínica de Fonoaudiologia, realizada pela professora Josilene Duarte. “Quando identificada alguma necessidade específica, como no caso de alterações no céu da boca, gengiva e arcada dentária, os pacientes recebem os devidos encaminhamentos para os acompanhamentos médicos e odontológicos”, explica a professora Natália Leite.

Dentre os procedimentos realizados, estão a avaliação articulatória, utilizada para detectar alterações em sons específicos e a análise do escape de ar nasal durante a fala, com o uso do espelho de Altmann.

Professora Natália Leite com espelho de Altmann utilizado durante atendimento. Imagem: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

A maioria dos pacientes já realizou as cirurgias (lábio e palato), mas segundo a docente, cerca de 30% dos pacientes atendidos em centros especializados em todo o mundo ainda permanecem com alterações de fala mesmo após a realização das cirurgias. “E isso acaba dificultando muito a vida dos pacientes ao longo dos anos”, pontua a docente.

Uma das primeiras a participar dos atendimentos foi Layla Mattana, de 12 anos, moradora do povoado Brasília. Ela aprovou a iniciativa. Foi a primeira vez que a estudante recebeu um atendimento específico de Fonoaudiologia para fissura labiopalatina em Lagarto (antes, estava recebendo atendimento na Bahia).

Ana Laura Farias - Campus Lagarto

Atualizado em: Sex, 14 de outubro de 2022, 14:03