Ter, 08 de novembro de 2022, 10:05

Abertura da Semac no Campus de Lagarto integra ensino, pesquisa, extensão e cultura
Programação segue até a próxima sexta-feira (11)
Público se reuniu na Vivência do campus. Imagens: Ana Laura Farias/Campus Lagarto

A abertura da Semana Acadêmico-Cultural no campus Lagarto foi marcada pela apresentação cultural de discentes, grupo Parafusos e grupo TALT (Técnica Aplicada Lavínia Teixeira), voltado para a inclusão de pessoas com deficiência através da dança, além da palestra Redes Sociais: Limites e Oportunidades, com Pedro Ramos, responsável pela gestão das mídias digitais da UFS, na manhã desta segunda-feira (7).

O diretor geral do campus, professor Makson Oliveira, destacou a integração entre o campus e e a cidade de Lagarto. “É fundamental que a comunidade perceba o campus como um espaço múltiplo. Temos aqui, ensino, pesquisa, extensão, arte e cultura. Nossa pesquisa está tão robusta que passamos a contar com o nosso próprio comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, voltado para a produção realizada em Lagarto”, observa.

O diretor do campus, Makson Oliveira, destacou força da pesquisa

O vice-diretor e coordenador da Semac no campus Lagarto, professor André Barreto, acredita que a Semac é a consolidação do tripé ensino-pesquisa-extensão. “É o maior evento que temos na Universidade. Temos a parte cultural, importantíssima para a integração com a comunidade local, o ensino, que está presente nas atividades realizadas pelos Departamentos, a pesquisa, no Encontro de Iniciação Científica, e também na integração entre a pós-graduação e graduação, com a presença do PPGCAS na nossa programação. A extensão fica por conta das atividades voltadas ao público, pois a Semac é feita também para ir além dos muros da Universidade”, pontua.

Vice-diretor André Barreto é coordenador da Semac no campus Lagarto

A palestra apresentada pelo jornalista Pedro Ramos destacou a responsabilidade necessária ao realizar postagens nas redes sociais. “Internet não é uma terra sem lei. Alguns conteúdos postados podem estar diretamente associados a crimes que estão previstos em nossa legislação”, observa.

Jornalista Pedro Ramos enfatizou a responsabilidade de quem utiliza redes sociais

Com o tema “Ciência, Educação e Inclusão em tempos de crise”, a Semac reflete a preocupação da Universidade com a acessibilidade. Essa preocupação foi percebida também por quem participou diretamente da organização. A discente Milena Reis, do curso de Fisioterapia, integrou a equipe de mestres de cerimônia do evento e aprovou a iniciativa. Ela conta que a felicidade é dupla: pela retomada presencial do evento e pela inclusão; “Foi muito importante para mim porque é uma coisa que complementa a minha formação. Eu também participei da apresentação da Semana de Acolhimento e é muito bom ver as coisas voltando assim. Outro ponto é o de inclusão, o que é bom não somente para os alunos com deficiência, que é o meu caso, mas para todo mundo. Inclusive porque o campus também realiza atendimentos na área de saúde”, observa. O campus Lagarto vai retomar obras de acessibilidade. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (4).

Grupo Parafusos reforçou a programação cultural da Semac

A programação da Semac segue até sexta-feira (11), em todos os campi da UFS. Em Lagarto, as atividades incluem palestras sobre empreendedorismo e inovação (na quarta-feira), pesquisa oficinas, capacitações nas apresentações de trabalho e palestra. A lista completa das atividades pode ser vista na página do Sigaa, onde também são feitas as inscrições.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto

Atualizado em: Ter, 08 de novembro de 2022, 12:07