Sex, 18 de novembro de 2022, 09:29

Evento no Campus de Lagarto discute saúde da população LBGBTQIAP+
Encontro foi coordenado por docente do departamento de Enfermagem do campus Lagarto
Abertura do evento com o coordenador de Enfermagem, o diretor do campus e a coordenadora do evento. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto
Abertura do evento com o coordenador de Enfermagem, o diretor do campus e a coordenadora do evento. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

O desconhecimento de alguns protocolos e especificidades (como orientações obre sexualidade, hormônios e utilização do nome social) por alguns profissionais de saúde muitas vezes pode afastar a comunidade LGBTQIAP+ dos espaços de assistência à saúde. Pensando em reforçar o debate e a capacitação obre o tema, o Departamento de Enfermagem do campus Lagarto realizou o I Encontro de Atenção à Saúde da População LGBTQIAP+, na última sexta-feira (11).

O evento contou com a presença da vereadora de Aracaju e deputada estadual eleita por Sergipe Linda Brasil, do diretor do campus Lagarto, Makson Oliveira, do chefe do Departamento de Enfermagem, Caíque Ribeiro, da coordenadora do ambulatório trans, professora Evelyn Machado, do Departamento de Medicina do campus Lagarto.

O diretor do campus, Makson Oliveira, reforçou a necessidade de abordagem específicas sobre a temática. “É uma comunidade que por muito tempo foi marginalizada. Eventos como esse reforçam o compromisso de inclusão do nosso campus. Espero que esse seja o primeiro de muitos”, pontua.

A deputada estadual eleita Linda Brasil destacou a importância de momentos do tipo. “Isso aqui é muito importante porque profissionais de saúde precisam ter empatia. O momento de cuidado de saúde não pode ser um momento de potencialização do sofrimento e infelizmente ainda acontece muito essa violência”, continua.

A coordenadora do evento, professora Katty Anne Amador, do Departamento de Enfermagem, considera que o Encontro pode ter um efeito multiplicador importante. “O campus precisa debater para evitar que as pessoas reforcem preconceitos e estereótipos. É um público que demanda peculiaridades na assistência à saúde que precisam ser observadas”, pontua.


Deputada estadual eleita Linda Brasil
Deputada estadual eleita Linda Brasil

Participante da organização, o discente Thiago Valentim acredita que o resultado superou as expectativas. “Um destaque para mim, além do conteúdo, obviamente, é a parte visual do evento, que ficou ainda melhor do que imaginei”, pontua. “Em relação à temática, acho que foi muito bom termos conseguido ‘furar a bolha’ e levar essa discussão para outras pessoas de fora da comunidade LGBTQIAP+. Agora é focar na mudança que ser feito com a aplicação desse conhecimento”, avalia.

Além da presença de Linda Brasil, o encontrou incluiu roda de debate e explicações sobre o histórico da sigla LGBTQIAP+, além de palestra da professora Evelyn Machado, que é médica endocrinologista, sobre atenção à saúde da comunidade LBGTQIAP+. O evento integrou a programação da VIII Semac no campus Lagarto.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Seg, 21 de novembro de 2022, 12:15
Notícias UFS