Qui, 01 de dezembro de 2022, 12:41

Campus de Lagarto realiza campanha de reforço da vacina contra a covid-19
Ação foi voltada para aplicação de terceira e quarta doses
Campanha abrangeu comunidades acadêmica e externa. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto
Campanha abrangeu comunidades acadêmica e externa. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

O Campus de Lagarto realizou campanha de terceira e quarta doses de reforço da vacina contra a covid-19, na manhã desta quarta-feira (1º), na Vivência da unidade. A ação, promovida numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do campus Lagarto foi voltada para a comunidade acadêmica e comunidade externa com doses em atraso. O campus já havia realizado campanha nas quatro doses anteriores da vacina.

O diretor do campus, Makson Oliveira, destaca que a estratégia de levar a vacina até o campus é um reflexo do aumento do número de casos. “Os dados mostram que a maioria das pessoas que passam por internação são pessoas que não tomaram as doses de reforço. Acredito que a sensação de segurança das pessoas aumenta depois de receber as duas primeiras doses e, por isso, acabam não procurando de forma tão ativa os reforços”, explica.


Maria tomou a quarta dose de vacina contra Covid-19
Maria tomou a quarta dose de vacina contra Covid-19

Levar as doses até instituições de ensino facilita a chegada ao público-alvo, segundo a técnica Elenalda Santos, da Secretaria Municipal de Saúde. “ Muitas vezes, esses alunos acabam não tendo tanto tempo de se deslocar até uma unidade de saúde. Trazer aqui faz com que a gente consiga reduzir esse número de pessoas com doses em atraso. É bom não somente para o indivíduo, mas também para a saúde pública”, comenta.

Foi o caso de Maria Vieira, discente do curso de Odontologia. “Eu já estava preocupada e querendo resolver logo isso, mas vivo numa rotina muito corrida entre aqui e Lagarto. Na campanha anterior da quarta dose, eu não estava com a documentação adequada. Numa rotina entre a Bahia e Lagarto, não havia ainda parado para ir numa unidade de saúde. Fico mais aliviada agora, pois todas as minhas outras vacinas estavam em dia, menos essa, e agora consegui completar. Muito útil especialmente com esse aumento do número de casos que tivemos recentemente”, completa.

Ana Laura Farias - Campus Lagarto


Atualizado em: Qui, 01 de dezembro de 2022, 14:57
Notícias UFS